Brasília recebe 8 ½ Festa do Cinema Italiano com noite especial de abertura para convidados na Embaixada da Itália

A abertura em Brasília da 11ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano ocorreu em uma sala especial, a Sala Pier Luigi Nervi da Embaixada da Itália em Brasília, marcando a primeira sessão depois da restauração do local. Na ocasião, foi exibido “Ainda Temos o Amanhã”, filme mais visto na Itália em 2023, dirigido pela diretora e atriz italiana Paola Cortellesi.
O evento contou com a presença de cerca de 150 convidados, que lotaram a sala, incluindo autoridades políticas, embaixadores, personalidades da área cultural de Brasília, além da imprensa.
O Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese declarou: “Eu sou um grande apaixonado por cinema e considero que a ‘sétima arte’ é uma das formas mais rápidas e imediatas de transmitir a cultura com uma linguagem universal. Juntamente com o produtor do Festival, Stefano Savio, decidimos abrir a mostra de cinema com o filme “Ainda Temos o Amanhã”, que transmite uma mensagem muito importante com valores como a democracia e a igualdade de gênero.”
Entre tantos convidados, nomes como Béatrice Kirsch, embaixadora de Luxemburgo, Elsie Macri, embaixatriz da Itália, e Bertha Pellegrino. Fiona Flood, embaixadora da Irlanda, Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal. Estiveram também presentes o consorte Luís Faro Ramos, Simone Pereira Benchi, reitora da UNDF), Sérgio Moriconi, professor e crítico de Cinema, Gioconda Caputo, produtora e jornalista,, Rosângela Montalbano, Péterson Paim (cineasta e atual presidente da ABCV), Peter Claes, embaixador da Bélgica, e Stefano Savio, diretor do 8½ Festa do Cinema Italiano.
Os dez filmes do festival, vários inéditos no Brasil, serão exibidos até 11 de julho 2024 em 22 cidades em todo o Brasil. Em Brasília, o festival será realizado no Liberty Mall e no Cinesystem Brasília e ocorre até 3 de julho.
Comments