Brasília recebe Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu a partir desta quarta-feira (8)


Evento contará com a participação de 500 atletas, de 20 estados brasileiros, entre os dias 8 e 12 de dezembro

Brasília sediará, entre os dias 8 e 12 de dezembro, o 31º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu, promovido pela Confederação Brasileira de Kungfu Wushu – CBKW e pela Federação de Wushu do Distrito Federal – FWDF, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal. A competição contará com protocolos de segurança sanitária de prevenção à Covid -19, incluindo testagem dos 500 atletas, vindos de 20 estados brasileiros, além do DF.


Evento oficial nacional, o 31º Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu é a etapa de maior peso para a qualificação, seleção e ranqueamento dos atletas que farão parte do processo seletivo para disputa dos campeonatos do calendário de eventos internacionais da modalidade.


Excepcionalmente, nesta edição, devido às restrições sanitárias da pandemia, as competições não contarão com a presença de público, no entanto, o campeonato terá transmissão online, garantindo a participação dos fãs do esporte e dos familiares dos atletas, durante todo o período.


Com um número estimado em mais de 220 mil praticantes de Kungfu Wushu, o Brasil é uma das potências do esporte na América, ao lado dos Estados Unidos e Canadá, figurando sempre entre os 3 primeiros colocados nos Campeonatos Panamericanos.


Nos últimos quatro mundiais, o país totalizou 10 medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e sete de bronze. Destacam-se dois campeões mundiais de sanda: Jaimes Aires na categoria 85kg em 1991 e Eduardo Fujihira na categoria 80kg em 2001; e uma campeã mundial de taolu, Tânia Sakanaka na categoria baguazhang em 2015.


Nas divisões de base o destaque é o vice-campeonato conquistado por Guilherme Gama na categoria 65kg juvenil, no 7º Campeonato Mundial Júnior de Wushu realizado em Brasília-DF no ano de 2018.