Brasília recebe Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais


Entre os dias 11 e 16 de abril, o Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB será palco para a realização do Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais. O evento esportivo servirá de seletiva para as principais competições do calendário 2022

Dentro de poucos dias, Brasília se prepara para sediar três grandes eventos nacionais de Saltos Ornamentais, que contarão com a participação dos principais atletas do país na modalidade. Os eventos serão realizados entre os dias 11 e 16 de abril no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB, um dos legados olímpicos dos Jogos Rio 2016, e contarão com a participação de mais de 150 atletas de 7 estados brasileiros, que representarão os clubes Esporte Clube Pinheiros/SP, Clube Semanal de Cultura Artística/SP, Fluminense/RJ, Instituto Pro Brasil/RJ, ANADO/SC, Grêmio Vila Olímpica Parahyba/PB, Tuna Luso/PA, Clube do Remo/PA, Paysandu/PA, SESI/GO, IBRIS – Centro Olímpico do Gama/DF e o anfitrião Instituto Pro Brasil/DF.

O primeiro evento a ser realizado é a Copinha Brasil de Saltos Ornamentais, nos dias 11 e 12 de abril, onde participarão os atletas das categorias de base, entre 6 e 13 anos de idade. No dia 13 iniciará o Campeonato Brasileiro Grupos A e B de Saltos Ornamentais, onde competem atletas juvenis, entre 14 e 18 anos de idade. Esta competição servirá como seletiva para o Campeonato Mundial Júnior, que será realizado no Canadá em novembro, e para os Jogos Mundiais Escolares Gymnasíade, que serão realizados na China também em novembro.

No dia 13 também iniciam as provas do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, competição nacional mais importante onde participarão atletas de grande destaque, como os atletas olímpicos Kawan Pereira, Isaac Souza, Ingrid Oliveira e Luana Lira, que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O Troféu Brasil também será seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em junho em Budapeste/Hungria, para os Jogos Mundiais Universitários, que serão realizados na China em julho, e para os Jogos Sul-Americanos da ODESUR, que serão realizados em Assunção/Paraguai no mês de outubro. Os Campeonatos Brasileiros também contarão pontos para o ranking nacional da modalidade, que define os atletas a serem beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, principal programa de patrocínio para atletas do país. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e conta com apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal e a entrada para assistir o evento é gratuita. Os atletas participarão dos Campeonatos nas seguintes categorias:

- Categoria E – até 9 anos;

- Categoria D – 10 e 11 anos;

- Categoria C – 12 e 13 anos;

- Categoria B – 14 e 15 anos;

- Categoria A – 16 a 18 anos;

- Categoria Principal – qualquer idade

A Cerimônia de Abertura acontecerá no dia 12 de abril às 9 horas da manhã no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB. Durante a Cerimônia, também será feito o lançamento oficial do Projeto Saltando na Escola, um projeto social do Instituto Pro Brasil em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF. Este projeto possibilita que 128 crianças carentes entre 6 e 10 anos de idade residentes na Estrutural pratiquem a modalidade saltos ornamentais, além de terem reforço escolar, aulas de inglês, aulas de ginástica e refeições diárias.

Serviço: Brasília recebe Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais

Local: Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB

Datas: Entre 11 e 16 de abril

Valor: gratuito


PROGRAMAÇÃO

CAMPEONATO BRASILEIRO GRUPOS A E B, COPINHA BRASIL

e TROFÉU BRASIL DE SALTOS ORNAMENTAIS

10/04 – Congresso Técnico no hotel 18h

11/04 - Segunda-Feira

09h - 12h

Iniciante 1 e 2 feminino F, E e D trampolim

Experiente D e C masculino T3

Iniciante 1 e 2 masculino F, E e D trampolim

14h - 18h

Experiente D e C feminino T3

Iniciante 1 e 2 feminino C Plataforma

Experiente D e C masculino T1

Iniciante 1 e 2 masculino C plataforma

12/04 Terça-Feira

09h - 12h

9h – Cerimônia de Abertura

Iniciante 1 e 2 masculino F, E e D Plataforma

Experiente D e C feminino T1

Iniciante 1 e 2 feminino F, E e D Plataforma

14h - 18h

Iniciante 1 e 2 masculino C trampolim

Experiente D e C feminino Plataforma

Iniciante 1 e 2 feminino C Trampolim

Experiente D e C Masculino Plataforma

18h – Congresso Técnico TB e Brasileiro A e B

13/04 Quarta-Feira

09h - 12h

SINCRO Plataforma Feminino categoria A e B e TB

SINCRO 3m masculino categoria A e B e TB

Plataforma feminino categoria A

14h - 18h