top of page

Brasília recebe conferência internacional de nefrologia


Brasília se prepara para receber um evento de destaque no campo da saúde: A Nefrologia 4.0 International Conference. O evento vai acontecer no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e está marcado para o dia dois de setembro, das 8h30 às 18h. A conferência internacional visa discutir os avanços tecnológicos e as aplicações de inteligência artificial na nefrologia, área da saúde que diagnostica e trata doenças relacionadas aos rins e ao sistema urinário. A Nefrologia 4.0 International Conference vai reunir profissionais dedicados à pesquisa, ciência e tecnologia. É um evento voltado para especialistas da área, como médicos, enfermeiros, nutricionistas entre outros. Ao longo do dia, os participantes terão a oportunidade única de trocar conhecimentos, experiências e atualizações sobre os mais recentes avanços e descobertas no campo da nefrologia. Essa interação entre especialistas e pesquisadores contribuirá significativamente para a evolução do tratamento e a qualidade de vida dos pacientes com doença renal crônica. Entre os temas que serão abordados, estão aplicações da inteligência artificial no diagnóstico e tratamento de doenças renais; inovações em transplante renal e terapia de substituição renal; tecnologias em hemodiálise; tratamentos noturnos e domiciliares; além de nutrição inovação no tratamento dos pacientes renais e desafio no transplante do paciente hipersensibilizados. O evento trará temas de vanguarda, incluindo o uso da Inteligência Artificial (IA) na prática nefrológica, os mais recentes avanços em hemodiafiltração, além de novidades no campo de transplante renal. O Simpósio de Nefrologia 4.0 é uma oportunidade única para os profissionais da nefrologia se atualizarem”, afirma o Dr. Luis Gustavo Modelli de Andrade, especialista da área e um dos palestrantes da conferência. As inscrições para a Nefrologia 4.0 International Conference estão abertas e podem ser realizadas pelo Sympla . O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e do aplicativo NefroAssistance, além do patrocínio do EducaRim. Confira a programação completa:

08h30 - Abertura/Credenciamento 09h - Boas vindas com Rafael Bagustti (video Nefrologia 4.0) + Gustavo Modelli 9h20 - Uma reflexão sobre como inteligência artificial pode impactar nosso Legado, Propósito e Chamado de vida Palestrante: Issao Imamura 10h - Ferramenta de Inteligência Artificial para estimar chance de transplante renal Palestrante - Dr. Luís Gustavo Modelli de Andrade 10h40 - Coffe Break 11h - Como implementar a Inteligência artificial na prática clínica Palestrante: Dra Valéria Pinheiro 11h40: Perguntas 12h - Hemodiafiltração: mudança de desfechos clínicos e impacto na qualidade de vida Palestrante: Dr. Roberto Pecoits 12h40 - Modalidades de HDF: noturna e domiciliar. Experiência internacional e desafios de implementação no Brasil Palestrante: Dr. José Carolino 13h20: Perguntas 13h30-14h30 - Almoço 14h30 - O Paradigma do Potássio Palestrante: Dra. Lilian Cuppari 15h - Transplante Renal de Sensibilizados Palestrante: Dra. Maria Cristina Castro 15h40 - Transplante Pareado: experiência e regulação Palestrante: Dr. Marcelo Perosa 16h20 - Xenotransplante 17h - Perguntas 18h - Encerramento Conheça os palestrantes: Dr. Luís Gustavo Modelli de Andrade - É Doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica – UNESP; coordenador do programa de Transplantes do Hospital das Clínicas da UNESP – Botucatu; coordenador do Laboratório de Ciência de Dados da Faculdade de Medicina de Botucatu e membro do comitê de Doenças Raras da SBN – COMDORA. Dra. Valéria Pinheiro - Especialista em nefrologia, terapia intensiva e em Tecnologia da Informação com carreira corporativa no segmento hospitalar, além de ser responsável por iniciativas de transformação digital, inovação e de User Experience Dr. Roberto Pecoit - Nefrologista e Pesquisador Senior do Arbor Research Collaborative for Health, Michigan. Professor da Escola de Medicina da PUCPR. Líder para Clinical Trials nas Américas do George Institute for Global Health. Dr. José Carolino - Graduated from Bahiana School of Medicine in Salvador, Brazil, and received nephrology training at the Departments of Renal Medicine in Lund and Stockholm, Sweden. He returned to Brazil and started a Section of Renal Medicine at Hospital São Severino, Sorocaba, Brazil in 1982. Dra. Lilian Cuppari - Nutricionista, mestre e doutora pelo programa de pós-graduação em nutrição da UNIFESP. Professora afiliada da disciplina de nefrologia da UNIFESP. Coodernadora do curso de especialização em nutrição renal do INADES. Coordenadora de nutrição do grupo Nefrostar. Pesquisadora do CNPq.

Dra. Maria Cristina Castro- Doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é médica do Hospital Samaritano e servidora da divisão de Urologia - Hospital das Clínicas de São Paulo, médica assistente - Hospital das Clínicas de São Paulo e Professora da Pós-Graduação de Nefrologia da Universidade de São Paulo. Responsável pelo Programa de Transplante em Pacientes Sensibilizados do HCFMUSP e do Hospital Samaritano em São Paulo. Dr. Marcelo Perosa - Coordenador do Programa de Transplantes de Pâncreas e Rins do Hospital Leforte-SP. Mestrado em Cirurgia Digestiva FMUSP. Serviço Nefrologia 4.0 International Conference Data: 02/09/2023 Hora: das 8h30 às 18h Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 - Asa Sul Valor: a partir de R$350 Inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/nefrologia-4-0/2080485 Site: https://nefrologiaeinovacao.com.br/ Siga: @nefrologiaeinovacao

Comments


bottom of page