Brasilianista James Green participa de eventos em Brasília
O brasilianista James Green irá, na próxima semana, a Brasília para seguir com sua apresentação do livro Escritos de um viado vermelho.
Ao longo desta obra, que reúne textos revisitados e artigos inéditos, o autor analisa o surgimento do movimento LGBTQIA+ no Brasil nos anos finais da ditadura, a tensão nas relações entre esses ativistas e a esquerda, as relações entre Brasil e Estados Unidos durante o regime ditatorial brasileiro, a importância de arquivos para pesquisas históricas, o ativismo político contemporâneo e as mudanças e permanências no Brasil atual, fortemente ligadas ao passado do país.
Referência na área, Green viveu no Brasil entre 1976 e 1982, durante a ditadura civil-militar, e sua trajetória esteve sempre ligada ao ativismo pelos direitos LGBTQIA+ e à defesa da democracia no Brasil.
Sobre o autor Professor de História Moderna da América Latina e de História e Cultura no Brasil na Brown University (Estados Unidos). Foi um dos fundadores e diretores da Iniciativa do Brasil na mesma instituição. Ele criou uma ampla rede de ativismo acadêmico tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, assim como liderou o projeto Open Archive que tornou público mais de 50.000 documentos do governo estadunidense produzidos durante a ditadura militar brasileira. Green é um dos brasilianistas mais reconhecidos da atualidade, tendo vivido no Brasil entre 1976 e 1982, e sua trajetória esteve sempre ligada ao ativismo na luta por direitos LGBT+ e pela defesa da democracia no Brasil. Pela Editora Unesp, publicou o livro Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil no século XX, em 2000, tendo uma 3ª edição revista e ampliada em 2022. Confira mais informações sobre os dois eventos abaixo:
18 de junho, terça-feira, às 17h30: UnB
Mesa-redonda e lançamento do livro
Sala de Reuniões da Associação dos Docentes da UnB
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Universidade Federal de BrasíliaGleba A | Casa do Professor | Área 1 | Asa Norte | Brasília (DF)
Participantes:
Leonardo Andrade (debatedor) - Doutorando do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA/UnB) com período de estágio doutoral na Brown University (Estados Unidos) sob a supervisão de James Green. Pesquisador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (IREL/UnB); Grupo Educação, Decolonialidades e Saberes (FE/UnB); Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (Cebrap/USP); e Grupo Derechas Contemporáneas (CLACSO/UNGS/Argentina). Servidor de carreira da CAPES/MEC. Tem interesse no estudo da História e Cultura LGBT+ e as trajetórias das lutas por direitos de cidadania no Brasil e na Argentina, assim como nas interações entre Estado e sociedade nesse campo e outros correlatos.
Valdenizia Peixoto (debatedora) - Assistente social, professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Serviço Social (UFPE), doutora em Sociologia (UnB), vice-coordenadora do Núcleo de Estudo de Diversidade Sexual e Gênero (NEDIG/CEAM/UnB); coordenadora do Grupo de Estudos de Sexualidades, Raça e Serviço Social (SexuSS/UnB); tutora do Programa de Educação Tutorial em Serviço Social (PET-SER). Pesquisadora na área de estudos LGBTIAPN+, com ênfase em sexualidades, violência e abjeção.
Vanessa Maria de Castro (debatedora) - Professora da Universidade de Brasília (UnB) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH). Trabalha há muitos anos com temas relacionados a direitos humanos e desenvolvimento sustentável, possuindo ampla experiência na área. Além disso, é psicanalista.
Roberto Menezes (mediador) - Professor e vice-diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB)
21 de junho, sexta-feira, às 18h30: Espaço Cultural Renato Russo
Mesa-redonda e lançamento do livro
Espaço Cultural Renato RussoComércio Residencial Sul 508 | Bloco A | Asa Sul | Brasília (DF) Participantes:
Leonardo Andrade (mediador) - Doutorando do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA/UnB) com período de estágio doutoral na Brown University (Estados Unidos) sob a supervisão de James Green. Pesquisador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (IREL/UnB); Grupo Educação, Decolonialidades e Saberes (FE/UnB); Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (Cebrap/USP); e Grupo Derechas Contemporáneas (CLACSO/UNGS/Argentina). Servidor de carreira da CAPES/MEC. Tem interesse no estudo da História e Cultura LGBT+ e as trajetórias das lutas por direitos de cidadania no Brasil e na Argentina, assim como nas interações entre Estado e sociedade nesse campo e outros correlatos.
Fábio Félix (debatedor) - Deputado distrital - Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Gustavo Coutinho (debatedor) - Coordenador de Operações da Asociación Internacional de Lesbianas, Gays, Bisexuales, Trans e Intersex para América Latina y Caribe (ILGA LAC).
Commentaires