Brasiliense é campeã dos 100 metros com barreiras no Mundial Escolar de Atletismo
A estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Católica Brasília, Pietra Campbell Simões, acaba de conquistar a medalha de ouro na modalidade 100 metros com barreiras no Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, o Gymnasiade 2023, que está sendo realizado no Rio de Janeiro (RJ) de 19 a 27 de agosto. A final da prova foi disputada no início da tarde desta terça (22) e a atleta superou uma meta pessoal e fez a melhor marca de sua carreira.
Logo que cruzou a linha de chegada, Pietra deu um passo em falso e acabou caindo em alta velocidade. Apesar do susto, foram apenas escoriações. Questionada assim que levantou se os machucados estavam doendo muito, a estudante respondeu prontamente que não era “nada comparado às dores para chegar até aqui”, se referindo à rotina intensa de treinamentos. “Vou pra casa com cicatriz azul (da pista), mas com a medalha no peito. Estou muito feliz de ter feito meu recorde pessoal e de levar esse título para casa, dentro de casa”, disse após a premiação.
Com os pés no chão, mas os olhos no futuro, a atleta disse que vai seguir treinando e “sempre tentar me superar a cada prova, porque isso que importa, o resto é consequência”. Sobre alcançar classificação em uma competição olímpica, Pietra não hesita em responder: “é meu sonho!”.
Mais provas à frente A participação de Pietra no Mundial não para por aqui. Na sexta (25) ela será uma das quatro atletas da equipe brasileira no Revezamento 4x100. E ainda há possibilidade de competir nos 400 metros com barreiras, que está sendo avaliada pela atleta e seu treinador, o professor do Mestrado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), Herbert Gustavo Simões, que é pai da esportista. A avaliação leva em consideração outras convocações. Nos dias 2, 3 e 4 de setembro, Pietra vai disputar os Jogos da Juventude, competição nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em Ribeirão Preto. Também em setembro, de 15 a 18, ocorre o Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo, em Lima, no Peru.
Para atingir o rendimento e performance necessários, além de muito treinamento e dedicação, apoio e incentivo são fundamentais para manter o foco. Na Universidade Católica de Brasília, a atleta pode utilizar locais de treino e laboratórios para avaliações físicas; a pista de corrida oficial é emprestada pelo Centro de Capacitação Física (CECAF) do Corpo de Bombeiros de Brasília; e o suporte financeiro vem agora do Praia Clube, que a contratou recentemente para integrar a equipe de atletismo.
Comentarios