top of page

CAIXA Cultural Brasília apresenta o projeto "Louco por Música", de Fernando César e Bento Tibúrcio

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, no dia 9 de novembro, o show transgeracional Louco por Música, com o duo familiar de Fernando César e Bento Tibúrcio, pai e filho. Com a participação especial da percussionista Larissa Umaytá, em uma apresentação única, a dupla revisita clássicos do choro brasileiro, de traz sucessos de compositores do cancioneiro popular, como Chico Buarque, Arlindo Cruz e Tom Jobim. O projeto conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

O trabalho de Fernando César e Bento Tibúrcio, inédito na CAIXA Cultural Brasília, mostra que a transmissão oral e a prática do legado e conhecimento da música popular precisam ser cultivadas e valorizadas. Os artistas pretendem despertar o interesse e a curiosidade de novos músicos, jovens e crianças, para apreciação e prática da música instrumental brasileira.

A preparação para o projeto de música se intensificou durante o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, com as práticas musicais em casa com ensaios e tocatas diárias. O interesse de Bento, com apenas 13 anos, começou a despertar ainda mais pelo universo do choro.

De pai pra filho:

O violonista Fernando César é filho de uma geração de “chorões” que chegou a Brasília ainda no período da construção da cidade. Formou com seu irmão, Hamilton de Holanda, o duo Dois de Ouro, com o qual gravou três álbuns e realizou shows em países como França, Áustria, Turquia e África do Sul.

Fernando também acompanhou diversos instrumentistas e cantores, como Sivuca, Paulo Moura, Beth Carvalho e Paulinho da Viola, entre outros. O artista também é professor e vem, ao longo de mais de 20 anos de docência, ajudando a formar algumas gerações de músicos em Brasília.

Foto: Diego Bresani

Por iniciativa própria, o filho, Bento Tibúrcio, começou a pesquisar as histórias dos conjuntos regionais, as biografias e o repertório de compositores e instrumentistas brasileiros que marcaram a sua formação e fixação do choro. O jovem montou um repertório diferenciado do tradicional, resgatando músicas que são pouco ou quase nunca tocadas nas rodas de chorinho. Em pouco tempo, com apenas 16 anos, Bento tem um repertório repleto de ‘novos velhos choros’, mostrando que o gênero encanta a todas as idades.

Serviço:

[Música] Louco por Música - Fernando César e Bento Tibúrcio

Local: Teatro da CAIXA Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa)

Data: 9 de novembro de 2023 (quinta-feira)

Horário: 20h

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos).

Vendas: na bilheteria da CAIXA Cultural e no site da Bilheteria Cultural

Funcionamento da bilheteria: sábado, das 9h às 21h; de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h.

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: livre

Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais


bottom of page