Campanha colaborativa e link do documentário Rebeldes do Jazz | 23/05 | Sesc Garagem
- Rodrigo Carvalho

- 20 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
O lançamento da campanha colaborativa para a produção do documentário Rebeldes do Jazz acontece nessa quinta, 23/05, a partir das 19h, no Teatro Sesc Garagem, com entrada gratuita, em mais uma ação do Coletivo Superjazz. Na ocasião, vai ser apresentado um preview do material que já foi registrado até o momento e que está em fase inicial de produção, além de uma Roda de Conversa com alguns dos artistas participantes e uma Jam Session com músicos presentes no evento.
O embrião da ideia surgiu em São Paulo há cerca de vinte anos, quando nasceu o coletivo SP Jazz Rebels. Criado pelos djs Dudão Melo e Tim Adams, o objetivo era criar um núcleo com Djs ligados ao movimento musical do Nujazz, que ganhava força no inicio dos anos 2000 em SP. A necessidade era unir esses profissionais que se dedicavam a tocar uma sonoridade que unia o jazz, a música eletrônica e Afro-brasileira, visto que eles eram “discriminados” dentro da própria cena dos Djs, que vivia um boom com a popularização de estilos como o Techno, o Trance e o Drum and Bass.
A evolução dos trabalhos do Coletivo Superjazz e o fim do Jazz Rebels, levou Dudão a sentir a vontade de fazer um registro do contexto musical vivido pelos músicos de jazz, trazendo para esse universo da música instrumental aquela situação de exclusão vivida pelos Djs naquele tempo.
Com a vinda do Dj Dudão Melo para a Brasília e encontrando por aqui uma cena profícua, que, segundo ele, é uma das mais importantes do país, a ideia voltou à tona, agora com novos parceiros que passaram a integrar o Coletivo Superjazz e, principalmente, ao conhecer os videomakers Homero da Cuíca, do Coletivo Crescente e Pedro Além, ambos profissionais presentes no cenário do audiovisual brasiliense
O objetivo deste projeto é tentar dar mais visibilidade aos personagens que compõem essa cena e gerar fluxo de informação e de divulgação, bem como estimular a discussão sobre as condições em que esses artistas vivem nesse contexto, muitas vezes não tendo o devido reconhecimento, que reflete diretamente em valores de cachês e a falta de oportunidades que garantam a própria sobrevivência de forma digna. Como para a maioria deles, desistir da música não é uma opção, eles se tornam assim rebeldes dentro da sua própria paixão: a música instrumental e o jazz.
Os primeiros registros para este material foram captados em ambientes onde o Coletivo Superjazz estava produzindo eventos e já conta com uma grande quantidade de depoimentos, entre eles: Flor Furacão, Passo Largo, Débora Sasb, Luís Porto, Léo Sena, Vinícius Faraco, Matheus Mikuim, J.G. Joshua, Lôsha Buah, Bruno Portella, Vinícius Chagas, Paulo Black, Dj Kashu, Dj SartÔ, Pedro Gaveta e Aline Marcimiano.
Sobre o Coletivo Superjazz:
Tendo como ponto de partida a improvisação, o Coletivo Superjazz busca seus limites entre o acústico e o digital, o Jazz e a música Afro Brasileira, tanto nas suas discotecagens, shows ou jam sessions com músicos convidados. Idealizado pelo radialista e produtor musical Dudão Melo em 2004, o Superjazz já passou por diferentes clubes e festivais em cidades como São Paulo, Salvador, México, Buenos Aires, Luanda e New Orleans. O Coletivo Superjazz também produz curadorias e conteúdos especiais para festas, festivais, rádios e web.
Link para assistir ao preview do documentário Rebeldes do Jazz
Serviço:
Lançamento da campanha colaborativa do documentário Rebeldes do Jazz
Teatro Sesc Garagem | 913 Sul
23/05 | 19 horas
Entrada Gratuita
Informações: Dudão Melo – 61-99907.4326
coletivosuperjazz@gmail.com / @coletivosuperjazz








Comentários