Casa de Cultura do Guará recebe oficina gratuita “Fotografia Contemplativa”, com Ivone de Almeida
"Não fazemos uma foto apenas com uma câmera. Ao fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, as pessoas que amamos" (Ansel Adams). Idealizado pela fotógrafa e arte-educadora Ivone de Almeida Lopes, o projeto “Os Olhos da Alma” nasce com o propósito de proporcionar vivências artísticas e inclusivas que oferecem um novo olhar sobre a vida, assim como diria Ansel. Após várias atividades em Instituições e polos culturais do Distrito Federal – como a Casa da Árvore, Bibliobraille e Escola Bilíngue de Taguatinga – a iniciativa gratuita que é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF irá ocupar, desta vez, a Casa de Cultura do Guará (QE 25 do Guará 2) com o curso nomeado “Fotografia Contemplativa”.
A oficina será ministrada por Ivone e acontece nos dias 6 de julho, das 8h30 às 17h30, e no dia 13 do mês, das 9h às 12h, sempre no local. Para participar basta levar uma câmera (não será permito o uso de câmeras de celulares). Inscrições e cursos gratuitos mediante preenchimento de formulário no link linktr.ee/CasaDaArvore813. Mais informações no Instagram @casadaarvore813.
A oficina irá propor um olhar sobre o dia a dia, sobre o cotidiano de forma artística e poética. Pessoas interessadas em Artes Visuais, independente de suas habilidades ou limitações, poderão participar.
“O projeto que contou com várias frentes visa sensibilizar e conscientizar a comunidade em geral sobre a importância da acessibilidade afetiva e da inclusão. Pretendemos reunir pessoas interessadas, incluindo PCDs, que queiram revelar sutilezas, contemplação, misturar pessoas com todos os possíveis corpos, dando a elas uma oportunidade de interagirem e aprenderem umas com as outras. Animada para a oficina. Venham participar”, convida Ivone.
A iniciativa "Os Olhos da Alma", como define Ivone, “ é uma forma de enxergar para além da vista. É um questionamento se eu e você enxergamos as mesmas coisas, mesmo que diante de um mesmo cenário”. Deste modo, o projeto que passará por diversas regiões administrativas busca trazer uma compreensão para o cotidiano e valorizar o olhar de pessoas diversas.
“Os Olhos da Alma” já passou pela Bibliobraile Taguatinga com a exposição fotográfica resultante da oficina “Outros Olhares - Fotografia para Cegos e PCD Visual”, ministrada por Hoana Costa. Também pela escola Bilingue de Taguatinga com curso “Surdofoto”, realizado com a professora Isabela Gurgel. Ainda, pela Casa da Árvore, com a artista Lua Cavalcante ministrando o curso “Poéticas da Deformidade”.
“É um projeto que não se limita apenas às deficiências, mas se refere a uma experiência única da realidade e à imposição de um lugar social a que devem se adequar. A arte vem trazer esse conteúdo para o mundo, entendendo que dificilmente outra pessoa conseguirá sentir na pele a mesma condição. Porém, ela pode
se sensibilizar e afetar pela mensagem transmitida”, explica Ivone.
Serviço: Casa de Cultura do Guará recebe oficina gratuita “Fotografia Contemplativa”, com Ivone de Almeida
Datas/horários: 6 de julho, das 8h30 às 17h30, e 13 de julho, das 9h às 12h
Local: Casa de Cultura do Guará (QE 25 – Guará 2)
Inscrições e cursos gratuitos mediante preenchimento de formulário no link linktr.ee/CasaDaArvore813
Mais informações no Instagram @casadaarvore813
Destinado à pessoas com ou sem experiência interessadas na arte da fotografia
Comentarios