Casa Thomas Jefferson recebe o 44º Salão de Arte Riachuelo
A galeria de arte da Casa Thomas Jefferson recebe a partir desta sexta (16) a exposição do 44º Salão de Arte Riachuelo, que faz uma homenagem à artista Betty Bettiol. Um dos mais tradicionais eventos da Capital do país, o Salão de Artes Riachuelo é promovido pelo Comando do 7º Distrito Naval.
O evento é uma das homenagens alusivas às comemorações da Data Magna da Marinha do Brasil, 11 de junho. Em 2024, as enchentes no Rio Grande do Sul impossibilitaram a realização deste evento no mês de junho. Os artistas concorreram em duas categorias: Tema Livre e Tema Marinha. Então, a análise utilizou critério sustentado por uma crítica intuitiva e de caráter emocional, à mercê de critérios rígidos e técnicos. O resultado nos proporciona a grata experiência de podermos colaborar com esse tradicional salão de arte, que, dentre outras possibilidades, visa indicar caminhos para a descoberta de personalidades artísticas que consigam, por suas capacidades criativas, melhor perceber e interpretar o vasto código do universo cultural que nos rodeia.
O Salão de Arte tem o objetivo de incentivar, promover e divulgar talentos artísticos em ascensão nas categorias tema livre e tema Marinha, ao mesmo tempo em que reforça a vocação da cidade em sua dimensão como pólo propulsor da cultura nacional. Marcada por esse espírito, a exposição reúne obras que conferem aos seus autores a perspectiva regida pela expressividade criativa que oscila entre as vertentes abstrata e figurativa.
Betty Bettiol é a artista homenageada na 44ª edição do Salão de Artes Riachuelo. Natural de São Paulo, a artista é casada com o advogado Luiz Carlos Bettiol, e escolheu Brasília para ser seu lar em 1962, aos 20 anos. A artista revela que participa há anos do júri de premiação desse prestigioso evento que tem revelado novos e promissores artistas.
“O convite partiu da Marinha do Brasil na pessoa do Almirante Alvarenga, o que para mim significou grande honra, pois íntegro o primeiro grupo de artista genuinamente Brasiliense, que teve a responsabilidade de suceder aos grandes nomes nacionais que contribuíram para o embelezamento dessa cidade”, conta ela. “Essa homenagem também é o reconhecimento de uma longa caminhada artística sempre alinhada com Brasília e a Marinha do Brasil”, revela Betty Bettiol.
Artista plástica, pintora, gravurista e colecionadora de arte, Betty tornou-se uma das pioneiras no cenário artístico brasiliense. Suas obras influenciaram diretamente na artista que se tornou. Descendente alemã e italiana por parte de mãe e de pai, respectivamente, teve uma educação rígida e firme pela mãe, o que lhe proporcionou a disciplina que um artista precisa ter, e por parte de pai (cantor de ópera e pintor) herdou a inspiração e o olhar artístico.
Serviço:
Exposição 44º Salão de Arte Riachuelo
Data visitação: 16 de agosto a 29 de setembro de 2024
Onde: Galeria de Arte Casa Thomas Jefferson - SEP-Sul 706/906
Horários: Segunda a sexta, das 8h às 19h / sábados, das 8h às 12h / domingos e feriados, fechada
Comments