top of page

CCBB Brasília recebe o Festival CoMA


O CCBB Brasília sedia, pela primeira vez, a 6ª edição do Festival CoMA, que ocorre nos dias 04 a 08 de outubro de 2023. O evento representa um marco na cena cultural da capital, pois resulta da parceria entre instituições que compartilham de princípios e valores como sustentabilidade, inclusão, diversidade, acessibilidade e pluralidade de expressões artísticas. O CoMA e o CCBB preparam para outubro uma verdadeira celebração da riqueza da cultura e arte brasileiras, agregando nesta edição, inclusive, outras expressões artísticas além da música.


O CCBB Brasília é um dos espaços culturais mais amados e visitados de Brasília, parada certa nos roteiros turísticos da capital, e se mostrou o cenário ideal para a realização do Festival CoMA em 2023. Com esta parceria, o Festival CoMA reúne ao longo de 5 dias artistas emergentes e consagrados em apresentações ao ar livre nos jardins do CCBB, além de fomentar discussões e encontros relevantes sobre música e mercado fonográfico por meio das atividades da Conferência CoMA. O público ainda tem a possibilidade de visitar as exposições em cartaz nas galerias, assistir a espetáculos de teatro e a filmes no cinema do CCBB.


A sinergia entre o Festival CoMA e o CCBB se baseia em valores fundamentais que se entrelaçam, com consciência em suas operações. Desde o princípio queríamos que esta edição fosse diferenciada, em todos os sentidos. Tivemos momentos históricos no Eixo Ibero Americano, no Clube do Choro e no Planetário e agora construiremos novas memórias junto com os artistas e, principalmente, com o público”, explica Diego Marx, diretor artístico do CoMA.


Democratizando ainda mais o acesso ao festival e consolidando o compromisso de promover o acesso à música e à cultura, os ingressos desta edição terão o valor fixo praticado para espetáculos realizados no CCBB Brasília: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada). Mais informações sobre a venda dos ingressos serão divulgadas em breve.


Para facilitar o acesso ao festival, o projeto ainda conta com um plano de mobilidade e de transporte gratuito, que sairá do centro da capital em direção ao CCBB Brasília.


In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical

Explorando as potencialidades culturais do CCBB Brasília, o CoMA traz para o cinema do CCBB Brasília a mostra In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. Serão apresentados 9 títulos que foram destaque nas suas últimas três edições, que abordam a vida de diferentes artistas e movimentos musicais que deixaram sua marca na sociedade. São eles: La danza de Los Mirlos (Álvaro Luque | Peru | 2022); The Beat Diaspora (Tico Fernandes, Roguan, Carol Lima, Joyce Prado, Bruno Zambelli | Brasil | 2022); Belchior - Apenas um Coração Selvagem (Natália Dias e Camilo Cavalcanti | Brasil | 2022); Manguebit (Jura Capela | Brasil | 2022); Lenha, Brasa e Bronca: A História de Jacildo e Seus Rapazes (Dennis Rodrigues | Brasil | 2021); Dom Salvador & Abolition (Artur Ratton e Lilka Hara | Brasil, Estados Unidos | 2020); Cecilia Amado e Pablo Oliveira Brasil | 2023); As Faces do Mao (Dellani Lima e Lucas Barbi | Brasil | 2021); e Uma banda Made in Brazil (Egler Cordeiro | Brasil | 2017).


O In-Edit nasceu em Barcelona em 2003 e hoje acontece também no Chile, Grécia, Holanda e México. No Brasil, vem sendo realizado desde 2009, em São Paulo, e já passou por diversas cidades brasileiras. Em 2023, comemorando sua 15ª edição, o In-Edit vai acontecer no cinema do CCBB Brasília como parte da programação do Festival CoMA.


Artistas confirmados

Para esta edição, o line-up já está confirmado: João Bosco com o show em celebração aos seus 50 anos de carreira; BaianaSystem; Johnny Hooker, com o "Clube da Sofrência", uma homenagem a Marília Mendonça; além de Francisco El Hombre; Letrux; Tuyo; Boogarins com participação especial de Gaivota; Bixiga 70 + Jessica Caitano; Pé De Cerrado; Siba; Murica + Letícia Fialho; Potyguara Bardo; Vanessa Moreno; 7 Na Roda convidando Teresa Lopes; Seu Estrelo; Melly; Toto De Babalong + Casa De Abloh; Katu Mirim; Baile do Café com participação de Paula Lima; Puterrier; Ellefante + Saudade; Israel Paixão; Larissa Umaytá; Lows; e Ypu. Entre os artistas internacionais estão Julie Neff e Eastern Owl, ambos do Canadá.


O Festival conta ainda com sets e pesquisas musicais dos DJs: Malfeitona; Sallun; Criolina; Filhos De Guetta; Underbaile e Perde A Linha, que apresentarão DJ Sets ao longo da semana de festival.


Sobre o Festival CoMA

O Festival CoMA é uma celebração da música, cultura e criatividade brasileira que une pessoas, culturas e ideias em uma comunhão inspiradora. Nascido em Brasília, em 2018, vem sendo realizado anualmente. Já passaram pelos palcos do CoMA nomes como Elza Soares, Maria Gadu, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Gal Costa, entre outros expoentes da música.


A 6ª edição, neste ano, se destaca pela diversidade musical e por promover reflexões sobre a relação entre cultura e o mercado do entretenimento. Além dos shows, que atraem grandes públicos, a Conferência CoMA promove um grande intercâmbio de conhecimento entre artistas e bandas em projeção, bem como profissionais já experientes do mercado musical. Na Conferência acontecem os famosos showcases, que podem abrir portas do mercado fonográfico para novos artistas. Em 2023, o Festival CoMA ingressa no movimento “Brasília é de Festivais”, endossando seu potencial turístico e de fomento da economia local.


Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília foi inaugurado em 12 outubro de 2000, após uma grande reforma de adaptação do Edifício Tancredo Neves, desenhado por Oscar Niemeyer, com o objetivo de reunir em um só lugar todas as formas de demonstração de arte e criatividade possíveis, para levá-las ao público da capital de maneira acessível e inclusiva. Com o seu imenso projeto paisagístico, idealizado por Alda Rabello Cunha, o centro cultural conta com amplos espaços de convivência, praça central, bistrô, galerias de arte, sala de cinema, teatro e jardins, espaços onde são realizados espetáculos musicais, teatrais, mostras de cinema e de arte e eventos ao ar livre.


SERVIÇO


Festival CoMA

04/10 a 08/10

Local: CCBB Brasília

Classificação indicativa: Livre


CCBB Brasília

De terça-feira a domingo das 9h às 21h

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF


Informações

Programação: bb.com.br/cultura

Fone: (61) 3108-7600

Instagram/ccbbbrasilia


Acompanhe o festival CoMA pelas redes sociais:

Tik tok

Instagram

Youtube

Twitter

Comments


bottom of page