top of page

Cerveja com café? A Academia da Cerveja ensina a harmonizar bebida que leva o grão como ingrediente

No dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café e com o Brasil sendo o maior produtor da bebida e o segundo maior consumidor, não faltam motivos para consumir a bebida em qualquer horário: seja na primeira refeição do dia, durante o horário de trabalho ou até na hora do brinde, com uma cerveja que leva café entre os seus ingredientes.

 

Segundo Alexandre Esber, professor e gerente da Academia da Cerveja, da Ambev, a combinação entre as duas bebidas gera uma experiência verdadeiramente intrigante. “O café e o malte, que é um dos ingredientes da cerveja, são submetidos a um processo de secagem ou torrefação dos grãos, proporcionando-lhes semelhanças no sabor e resultando em uma fusão marcante”.

 

Para quem deseja experimentar um rótulo com essas características, a indicação de Esber é a Demoiselle da Colorado, uma cerveja escura do estilo Porter, que além do malte e dos ingredientes tradicionais, traz em sua receita o melhor café da região da Alta Mogiana. “Para garantir que o café adicione à cerveja suas melhores características, é feita uma extração a frio dos aromas e sabores desse café usando a própria cerveja já maturada momentos antes do envase”, explica o especialista.

 

Já para quem quer harmonizar essa cerveja, Esber dá duas sugestões de sobremesas:

  • Demoiselle + Brownie

Além da semelhança dos sabores que remetem a chocolate e cacau, o amargor proveniente da torra do café e malte da cerveja ajuda a equilibrar com o dulçor do brownie.

  • Demoiselle + Doce de leite

Essa é uma harmonização que contrasta pelo doce da sobremesa e o amargo da cerveja, mas também por complementação, à medida que um agrega ao outro seus sabores e intensidades. Na boca os sabores da cerveja e do doce leite irão formar um terceiro sabor que lembra café com leite ou até mesmo capuccino.

 

Além disso, para aqueles que desejam explorar ainda mais o mundo da harmonização, a Academia da Cerveja oferece experiências de degustação e cursos especiais no site da Academia da Cerveja.

 

Sobre a Academia da Cerveja

A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado em 2020 pela Ambev para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida, elevando o setor brasileiro à alta performance. A iniciativa representa a materialização de projetos voltados à educação cervejeira nos últimos anos e da parceria entre importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres. A Academia da Cerveja oferece programação de cursos cervejeiros, nos níveis básico, intermediário e avançado, nos formatos online e presencial, nos próximos meses, em sua sede física em Pinheiros, São Paulo.

Comments


bottom of page