Cia OmondÉ, de Inez Viana, apresenta "Auto de João da Cruz", de Ariano Suassuna, no Youtube


Com direção de Inez Viana, peça que marca as comemorações dos dez anos da Cia OmondÉ ganha temporada online

Dando continuidade às comemorações pelos 10 anos de criação da Cia OmondÉ, a atriz e diretora Inez Viana apresentará o espetáculo “Auto de João da Cruz”, de Ariano Suassuna, de 5 a 28 de março no YouTube da companhia (bit.ly/omondeyoutube), com sessões gratuitas, de sexta a domingo, às 19h. O elenco é formado por integrantes da OmondÉ e atores convidados. Em cena estão André Senna, Elisa Barbosa, Iano Salomão/Joel Tavares, Junior Dantas, Leonardo Bricio, Luis Antonio Fortes, Tati Lima e Zé Wendell. O Governo Federal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam “O Auto de João da Cruz”.


Escrito em 1950, o texto de Suassuna é uma recriação do “Fausto”, de Goethe, cuja trama traz também elementos de três romances populares nordestinos – História de João da Cruz, História do Príncipe do Reino do Barro Branco e a Princesa do Reino do Vai-não-Torna e O Príncipe João Sem Medo e a Princesa da Ilha dos Diamantes — de Leandro Gomes de Barros, Severino Milanez da Silva e Francisco Sales Areda, respectivamente.


Gravada com seis câmeras no Teatro Firjan SESI Centro, mesma sala em que estreou em janeiro de 2020, a peça conta a história de João, jovem ambicioso que, inconformado com a ausência do pai e com a miséria em que vive, resolve sair de casa, deixando tudo para trás, em busca de riquezas. O Guia (espécie de diretor da peça) e o Cego (aqui simbolizando o Diabo) fazem, então, uma aposta pela alma de João que, ilusoriamente, passa a ter tudo que deseja. Ao mesmo tempo em que vai perdendo sua humanidade, João vai se distanciando da família e dos amigos e se transformando em um homem frio e perverso. Quando, enfim, recobra a consciência, já é tarde demais para se arrepender dos males que causou.


“Ensaiamos por duas semanas remotamente pela plataforma Zoom e, depois que a equipe foi testada negativa para o novo coronavírus, gravamos tudo em três dias no Teatro Firjan SESI Centro. Decidimos filmar com seis câmeras para apresentar ao espectador visões diferentes do espetáculo: de dentro do palco, cima, possibilidades de outros ângulos dos atores etc.”, conta a diretora Inez Viana. “Foi uma emoção gravar no Sesi, último teatro em que a Cia OmondÉ se apresentou com ‘Auto de João da Cruz’ antes da pandemia. A primeira e única temporada do espetáculo foi lá. Estávamos com turnê marcada em várias cidades, mas tivemos que adiar os planos por conta do isolamento social”, lembra.


A peça “Auto de João da Cruz” teve sua primeira montagem profissional pela Cia OmondÉ, que ganhou o texto de presente de Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano. “Suassuna é eterno, atemporal, nunca sairá de moda. A história dessa peça é sobre a insana ambição humana, que pode levar o homem a se perder de seus valores mais profundos e a cometer os piores crimes. Infelizmente, é um texto extremamente atual”, ressalta Inez.


Bate-papo e oficina

No dia 17 de março, às 19h, haverá uma palestra no canal do YouTube da Cia Omondé (http://bit.ly/omondeyoutube) com o escritor e professor Carlos Newton Júnior, maior especialista na obra de Ariano Suassuna. A apresentação ficará a cargo da atriz e diretora Inez Viana. Para participar, os interessados deverão se inscrever no canal do YouTube da Cia.


Nos dias 23 e 24 de março, das 14h às 17h, acontecerá uma oficina virtual gratuita com os integrantes da OmondÉ sobre os processos de criação da Cia nestes 10 anos de atividades. Serão dois encontros voltados para 30 profissionais e estudantes do segmento artístico, que deverão enviar uma breve carta de intenção para e-mail circulacao.omonde@gmail.com, com o assunto “Inscrição oficina”.


Serviço

Espetáculo: “Auto de João da Cruz” Temporada online: de 5 a 28 de março de 2021

Dias e horários: de sexta a domingo, às 19h

Local: YouTube da Cia OmondÉ (bit.ly/omondeyoutube),

Classificação: 14 anos. Duração: 90 min. Gratuito

Publicidade
Banner Rodac - 228x446px v2.png
Banner Pequeno - Tenha Sua Marca Aqui -

© 2021 por Rodac Comunicação Criativa