Cirurgia plástica: sonho ou pesadelo? Entenda os riscos e benefícios
A busca por uma aparência ideal ou por pequenas correções cirúrgicas tem se tornado cada vez mais frequente entre homens e mulheres. No Brasil, procedimentos como a mamoplastia, que envolve a colocação de implantes de silicone, e a lipoaspiração, que remove gordura localizada, estão entre os mais procurados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), mais de 2 milhões de procedimentos estéticos serão realizados em 2024, com destaque para a lipoaspiração e o implante de próteses mamárias.
A Dra. Cristiane Gusmão, cirurgiã plástica, destaca que as “plásticas” realizadas por profissional capacitado trazem ótimos resultados, que refletem diretamente, na saúde e autoestima do paciente. Contudo, essa escolha do profissional é um dos pontos mais importantes. Segundo a especialista, é importante que o cirurgião seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possua registro no Conselho Regional de Medicina. Além disso, é recomendado buscar referências sobre o profissional com outros pacientes e no conselho regional de medicina, bem como se certificar da estrutura da clínica ou hospital onde os procedimentos serão realizados.
"A segurança do paciente deve ser a principal preocupação de qualquer profissional da área da saúde. Por isso, é fundamental que a cirurgia seja realizada em um ambiente hospitalar ou ambulatorial com todas as condições necessárias para garantir o bem-estar do paciente. É importante que o cirurgião esteja preparado para lidar com possíveis complicações e oferecer todo o suporte necessário durante o processo de recuperação", ressalta a Dra. Cristiane Gusmão.
De acordo com Cristiane Gusmão, a infraestrutura do local deve contar com equipamentos adequados para garantir a segurança do paciente. "Em nossos procedimentos nos preocupamos com o tempo cirúrgico, usamos botas massageadoras e meias elásticas para prevenir trombose, mantas térmicas para manter a temperatura do paciente, colchões para evitar escaras e lesões em áreas ósseas," explica a profissional. A tecnologia também é uma aliada importante, como o uso do BIS, um aparelho que mede a atividade cerebral para administrar a dose mínima necessária de anestésico. "Essas precauções não eliminam completamente os riscos, mas são fundamentais para controlá-los e proporcionar um ambiente mais seguro durante todo o procedimento," conclui.
A segurança e o sucesso do procedimento dependem de uma série de fatores, desde a escolha de um profissional qualificado até o cumprimento rigoroso das orientações médicas. "A ideia é que o paciente encontre um profissional com quem se identifique e que possa tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento indicado para ele. A relação médico-paciente é fundamental e deve ser constante. Cada paciente é único, e os resultados variam de acordo com suas características individuais e suas expectativas", conclui a Dra. Cristiane.
Saiba mais sobre a Dra. Cristiane Gusmão
Cirurgiã plástica graduada pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Dra. Cristiane Gusmão possui larga experiência na área estética. Com residências médicas em cirurgia geral, pela Santa Casa de Limeira, e cirurgia plástica, pela Santa Casa de Santos, a médica atua ostensivamente com plástica corporal, gerenciamento de envelhecimento e cirurgias íntimas. Entre suas especialidades estão cirurgias mamárias, de contorno corporal, lipoaspiração, correção de diástase, entre outras, com uso de novas tecnologias, associadas ao Renuvion, BodyTite, Morpheus.
Serviço: Dra Cristiane Gusmão
Contato para agendamentos: (62) 98239-5900
Σχόλια