top of page

Clube do Choro e ICEM lançam nova orquestra popular de choro em Brasília neste sábado, dia 9 de março


O Instituto Cultural de Educação Musical - ICEM e o Clube do Choro de Brasília anuncia a criação da Choro Popular Orquestra, uma orquestra inovadora e plural, que chega ao Distrito Federal com o intuito de estabelecer caminhos e conexões para a circulação nacional do Choro, em proposta inédita de diversidade e inclusão sociocultural. A Orquestra será apresentada ao público no sábado, 9 de março, às 13h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, durante a Feijoada na área externa do Espaço Cultural do Choro.


Idealizada por Henrique Filho, o Reco do Bandolim, Henrique Neto e Michele Milani, diretores e produtora executiva, e regida pelo Maestro Fabiano Medeiros, a Choro Popular Orquestra nasce do incansável trabalho do ICEM em sua luta pela preservação, difusão e salvaguarda do gênero musical de maior importância para a música instrumental Brasileira e sua identidade nacional.



Com o propósito de capacitar e preparar músicos para inserção em uma orquestra popular permanente, visa contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento dos setores econômicos criativos da música e da cultura popular no Distrito Federal, além de estar atenta para a formação de público, fortalecendo e garantindo, além da reprodução de saberes, a preservação da cultura nacional, em especial do Choro, gênero que acaba de ser declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, Patrimônio Cultural do Brasil.



Cremos que será uma nova etapa do Choro no país, avançando para outros Estados sob a perspectiva de realizar um trabalho musical que possa levar ao público, em especial aos mais jovens, a história e as características de sotaques do Choro, que permeiam sua resistência e presença em muitos estados do Brasil. A formação da Orquestra permitirá trazer ao público um olhar acerca da literatura histórica dos grandes mestres, partindo da primeira geração, com Henrique Alves Mesquita e Joaquim Antônio Calado, bem como das gerações de ouro, preconizadas pelo grande mestre Pixinguinha. A Choro Popular Orquestra traz, em sua formação, vários e importantes instrumentos de sopro que contribuíram e continuam contribuindo com a constante e franca evolução desse gênero.



Além disso, sua formação central traz um regional de choro como ponto alto da personalidade e característica dessa Orquestra, o Grupo Choro Livre. A iniciativa é mais uma manifestação do ICEM com o apoio do Ministério da Cultura, com o compromisso de promover a beleza e força poética que expressa de forma mais rica e autêntica a música instrumental brasileira.

Serviço: Lançamento da Choro Popular Orquestra no Clube do Choro 

Data: 9 de março

Horário: 13h

Local: Clube do Choro de Brasília


Comments


bottom of page