top of page

Coletivo Panela de Expressão faz homenagem ao Dia Nacional do Idoso com leitura dramática


No Núcleo Bandeirantes (DF), na segunda-feira (02/10), O coletivo Panela de Expressão homenageia o Dia Nacional do Idoso com a apresentação de uma leitura dramática para a comunidade do Lar Maria Madalena. A atividade é uma ação complementar do Projeto O Defunto, iniciativa cultural que conta com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Distrito Federal - FAC.


O Lar Maria Madalena é uma das instituições sem fins lucrativos mais antigas do Distrito Federal. É uma ILP ( Instituição de Longa Permanência) que tem como missão o acolhimento digno e fraterno de idosos de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade. O asilo propicia atendimento integral nas áreas de saúde, higiene, alimentação, medicamentos e habitação.


“A leitura dramática é uma atividade viva, colorida, uma leitura com as intenções das personagens”, explica Cláudia Theo, coordenadora do Projeto O Defunto, atriz e tradutora da peça Le Defunt do francês René de Obaldia. Segundo ela, uma parte importante do projeto é possibilitar a inclusão cultural dessas pessoas por meio da apresentação de leituras de textos teatrais.


Dia do Idoso - Em 14 de dezembro de 1990 a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A data tem como objetivo sensibilizar para o impacto do envelhecimento da população e para a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade e continuar a participar na sociedade como cidadãos de plenos direitos.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003 foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), uma legislação específica destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Em 2006, a Lei 11.433 escolheu o dia 1º de outubro como o Dia Nacional do Idoso e determinou a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.


Projeto O Defunto - O projeto cultural objetiva realizar uma montagem inédita da peça teatral Le Defunt obra do dramaturgo francês René de Obaldia. A iniciativa é da Panela de Expressão, coletivo de artistas e profissionais da economia criativa do DF que se agrupam para realizar um projeto cultural. Como ação complementar, o projeto realiza leituras dramáticas junto a grupos de vulnerabilidade e em escolas públicas.


As apresentações do espetáculo teatral O Defunto serão gratuitas e acontecerão no Espaço Cultural Pé Direito, localizado na Vilatelebrasília, em novembro. O Projeto o Defunto conta com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Distrito Federal – FAC.

bottom of page