Comédia Teatral faz sucesso nas Cidades Satélites e chega ao Plano Piloto
O espetáculo Canção Para Invocar a Primavera, trás os problemas sociais das mulheres de forma bem humorada. Fez sucesso pelas Regiões Administrativas do Distrito Federal e agora pretende pousar no aviãozinho arrancando boas risadas do público que passar pelo Espaço Cultural Renato Russo nos dias 20, 21 e 22 de setembro.
Canção Para Invocar a Primavera é uma comédia que começou a ser gestada há 20 anos, por Patrícia Marjorie e Lidiane Araújo, na UnB. Com muito humor, grandes risadas e muito sarcasmo, a peça fala sobre a trajetória das mulheres na sociedade e no mundo.
Quem diria que Maria Madalena pudesse fazer um stand up, heim? Pois é, neste espetáculo ela e muitas outras mulheres na história vão ganhar vida e arrancar boas risadas.
Segundo Lidiane Araújo, atriz e autora da peça, o espetáculo chama à reflexão, mas de forma descontraída.“Falar de temas difíceis como esses já é desafiador para nós, por isso procuramos dar uma moldura bem-humorada a essas questões espinhosas, que além do riso, serão acompanhadas por uma trilha sonora e uma canção feitas especialmente para a peça.”, afirmou a atriz.
Patrícia Marjorie também escreveu a peça e é diretora do espetáculo. Segundo ela, o espetáculo pretende trazer descontração e humor para todas as pessoas, homens, mulheres, adolescentes. “Vamos falar de mulheres em suas diversas formas e nacionalidades. E para atingir de forma ampla as mais variadas camadas da sociedade a gente trouxe a comédia que consegue alcançar essa diversidade e conversar com todas as pessoas”, disse a diretora.
O espetáculo começou a desenvolver-se no trabalho de diplomação em Artes Cênicas na UnB de Lidiane e Patrícia, que então decidiram rir e fazer rir com uma peça sobre o protagonismo feminino. Assim, foi criada a primeira versão, escrita e atuada por elas. Esse texto foi revisitado pelas artistas há cerca de cinco anos, com o objetivo de criar sua versão em inglês, a ser dirigida por Patrícia em Nova York, onde passa 6 meses do ano para trabalhar.
A versão brasileira acabou ficando pronta antes. Nela, além da questão gerais das mulheres, o texto ganhou mais proporções. Antes interpretadas apenas por mulheres brancas, na versão nacional a cena é composta por uma mulher branca (Lidiane Araujo) e uma mulher negra (Stefany Mota), explicitando as múltiplas camadas de discriminação de gênero e raça.
“É muito importante a representação da mulher negra na peça. Falamos, inclusive, de personagens que muitas pessoas não conhecem, mas que, ao conhecer, vão dar muitas risadas junto delas”, afirmou a atriz Stefany Mota.
Sobre a Peça
"Canção para Invocar a Primavera" traz, em seu enredo Alma, uma terapeuta, mulher negra, que recebe, para uma sessão, Bárbara, uma atriz que está sendo convocada por personagens femininas que querem ter suas "verdadeiras" histórias interpretadas por ela.
São duas atrizes em cena, mas que dão vida a um universo de personagens femininas marcantes, como Maria Madalena e Maria Felipa de Oliveira, que reivindicam reconhecimento e respeito por suas trajetórias incríveis. Durante a peça, essas e outras mulheres dão vida à história.
Tudo isso é feito com muito humor e ironia, e acompanhado por uma trilha sonora com canção composta especialmente para a peça pela cantora, compositora e produtora musical Fernanda Cabral.
O trabalho é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
O espetáculo terá sua última exibição no Espaço Cultural Renato Russo dias 20 e 21 de setembro às 20h e 22 de setembro às 19h.
Serviço
Espetáculo “Canção Para Invocar a Primavera”
Centro Cultural Renato Russo (Plano Piloto) - Sala Multiuso - TEMPORADA: 20, 21 e 22/09/2024; (Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h).
Ingresso pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/espetculo-cano-para-invocar-a-primavera__2641861
Entrada Gratuita. Classificação 14 anos.
Às sextas e sábados a peça terá acessibilidade sendo audiodescrição sempre às sextas e libras sempre aos sábados.
FICHA TÉCNICA
Espetáculo: Canção para Invocar a Primavera
Dramaturgia: Lidiane Araújo e Patrícia Marjorie
Direção: Patrícia Marjorie
Elenco: Lidiane Araújo e Stefany Mota
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Fernanda Cabral
Operação da trilha sonora: Lucas Amado.
Figurino: Patrícia Marjorie
Assistência de Figurino e produção de objetos : Maryela Barros
Cenografia e designer gráfico: Flávio Alcântara
Designer de Luz e operação: Ana Quintas
Fotografia: Thaís Mallon
Filmagem e edição/criação de teaser: Marina Falcão
Visagista: Kaka Coelho
Intérpretes de Libras: Ana Jú e Flávia Novaes
Audiodescrição Ao vivo no teatro: Lúcia Corrêa
Brigadistas: Cícera Oliveira, Luciano Souza e Divina de Fátima Ambrósio
Assessoria de Comunicação: Bara Comunicação (Juliana Silva e Cléber Araújo).
Produção Executiva: Denis Camargo
Assistentes de Produção: Lupe Leal e Igor Ceolin
Elaboração do Projeto: Denis Camargo
Coordenação Geral: Lidiane Araújo
Apoio:Sesc DF, Espaço Cultural Renato Russo (Instituto Janelas) Mediato Conecta, Centro Universitário IESB
Realização: BR s.a. - Coletivo de Artistas
Comments