top of page

Com decoração até 20 de janeiro, Natal nas Montanhas de Monte Verde (MG) já recebeu mais de 180 mil turistas

Consolidado como um destino nacional de Natal, Monte Verde (MG) recebeu mais de 180 mil turistas desde o início da programação do Natal nas Montanhas, Contando Histórias 2023”, em 29 de novembro, de acordo com a Secretaria de Turismo de Camanducaia. E para quem ainda deseja se encantar, a decoração do distrito será mantida até o dia 20 de janeiro, quando acaba o evento. 

“Estamos realizando mais uma edição de sucesso do Natal nas Montanhas, preservando a decoração para encantar aqueles que visitarem o nosso distrito em janeiro. Esse foi um pedido dos turistas nos anos anteriores, que conseguimos realizar nesta edição”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), que realiza o evento há quatro anos com o apoio da Prefeitura de Camanducaia. 

Neste ano, o tema do Natal nas Montanhas é “Desenhando Sonhos”, uma homenagem a Jaime Pina, que eternizou a história de Camanducaia em textos e desenhos. A decoração é assinada pela cenógrafa Carla Joner, responsável por criar uma atmosfera de acolhimento aos turistas a partir das imagens desenhadas por Jaime Pina.


Além das atrações culturais promovidas em dezembro e da tradicional decoração, a programação do Natal nas Montanhas conta, também, com o “Pedal Luz”, que acontecerá no próximo dia 14, com percurso de 34 km para adultos, e um específico de 7 km para as crianças. De caráter beneficente, o evento convida os seus participantes a doarem alimentos, que serão destinados ao abrigo do município de Camanducaia. Mais informações sobre as inscrições no site e pelo telefone: (35) 98848-1943.

 

Atrações culturais

Quem visitou Monte Verde em dezembro se emocionou com as apresentações culturais gratuitas que ocorreram ao longo do mês. Entre os destaques estiveram a Casa do Noel, o Despertar das Luzes e as apresentações de dança e música. Além disso, os visitantes puderam aproveitar, gratuitamente, as oficinas de pintura Bauer.

 

O Natal nas Montanhas é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio do patrocínio da Companhia Melhoramentos (patrocinadora master), da Passalacqua, da Copasa, da Arteris e da Energisa. Além disso, o evento conta com apoio das seguintes empresas e entidades: Sebrae, Bauducco, Nova Minas, Desbravadores, OPX Incorporadora, EPTV, G1, Ser Mineiro, Home Fibra, ACMV, Circuito Serras Verdes, Natal da Mineiridade, WGO Comunicação, Idea Publicidade e Fundação Cultura da Energisa. Realização: MOVE, Prefeitura Municipal de Camanducaia, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.


bottom of page