top of page

Com irmãos amapaenses no comando, LATAM inicia operação da nova rota Macapá-Guarulhos neste domingo com 100% de ocupação


A LATAM Brasil vai começar a operar neste domingo, 27 de outubro, o voo direto Macapá-São Paulo/Guarulhos. A nova rota, que conecta o Amapá diretamente à região Sudeste, tem sido muito procurada pelos passageiros, registrando 100% de ocupação em seu voo inaugural e 80% de ocupação média na primeira semana. Esta é a terceira operação regular da LATAM no aeroporto de Macapá, que já conta com voos para Belém e Brasília.

 

Com quatro voos semanais, a rota Macapá-São Paulo/Guarulhos será operada aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras. A rota terá cerca de 4 horas de duração em aeronaves da família Airbus A320, que acomodam de 140 a 216 passageiros, dependendo do modelo. A LATAM espera transportar anualmente 57 mil passageiros por ano na rota, cujas passagens estão à venda em latam.com.

 

Temos o compromisso de democratizar cada vez mais a aviação no Brasil, e para isso um de nossos objetivos é ampliar a nossa malha aérea doméstica, aumentando a conectividade dentro do país. Com a nova rota, os passageiros do Amapá passam a contar com maior conectividade para 50 destinos no Brasil e 24 em outros países da América do Sul a partir do Aeroporto de Guarulhos”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil. 

O investimento da LATAM na nova rota, vale destacar, faz parte dos esforços da companhia junto ao governo estadual do Amapá para a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível de aviação.

 

IRMÃOS AMAPAENSES PILOTAM O VOO INAUGURAL DA NOVA ROTA 

Considerando a importância da nova rota Macapá-Guarulhos para o estado do Amapá, a LATAM escalou uma dupla de pilotos amapaenses que são irmãos para o voo inaugural, como forma de celebrar este marco. O comandante Felipe Lima e o primeiro oficial Pedro Lima irão pilotar a aeronave Airbus A320 em sua primeira viagem na rota, que tem previsão de partir de São Paulo/Guarulhos às 7:40 deste domingo (27) e retornar no mesmo dia de Macapá às 12:05. 

“Quem é de Macapá sabe da importância dessa nova rota, realizando uma ligação direta com São Paulo, algo muito importante para quem precisa viajar a trabalho ou a lazer, além do impacto econômico positivo que irá gerar para nosso estado. Ter sido escalado para realizar esse voo inaugural ao lado do meu irmão é uma oportunidade única. Será nosso primeiro voo juntos. Nosso pai também é piloto, e estamos encarando essa oportunidade como a realização de vários sonhos da família, um momento marcante”, comenta Pedro Lima, primeiro oficial do voo inaugural da rota Macapá-Guarulhos da LATAM. 

O CRESCIMENTO DA LATAM

 

Atualmente, a LATAM é a empresa que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.

 

Como consequência, a LATAM, lidera a aviação brasileira desde 2021 (market share calculado em RPK*), segundo a ANAC. Ao todo, a companhia obteve quase 39% de participação (RPK*) no mercado doméstico brasileiro no acumulado de julho a setembro deste ano. Na operação internacional, a LATAM também lidera com 23,45% do total de participação (RPK*) nos voos ligando o Brasil a outros países. O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

 

Em 2024, a LATAM já adicionou 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no País. Ao todo, a companhia prevê para 2024 um crescimento de 8% a 10% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil na comparação com 2023.

 

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados

Sobre o Grupo LATAM

 

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

 

Mais informações financeiras aqui.

Comentarios


bottom of page