top of page

Começa nesta sexta o Festival Saracura de Cultura Popular no Cerrado

Começa amanhã (13) o Festival Saracura de Cultura Popular, que promove até domingo (15) uma imersão gratuita no Cerrado com programação cultural, vivências ambientais e estrutura totalmente acessível. Realizado no Centro Cultural Capoeira do Urubu e Beija-Flor, o evento propõe a integração entre corpo, natureza e cultura popular, com foco na inclusão de pessoas com deficiência.

O espaço contará com trilhas acessíveis, banheiros adaptados, intérpretes de Libras, audiodescrição, transporte para pessoas com deficiência visual e ações que garantem autonomia e segurança para todos os participantes. A proposta é simples e potente: transformar a natureza em um espaço de convivência para todos os corpos.

Um dos destaques da programação é a presença do Mestre Cobra Mansa, referência internacional da Capoeira Angola, que traz ao DF seu projeto CosmoAngola – iniciativa que une capoeira, permacultura e longevidade. Ele comandará vivências corporais, rodas de capoeira e práticas sensoriais em meio à floresta. “Capoeira cura. Samba de roda cura. E estar na natureza, com todos os corpos respeitados, também cura. Essa é a essência do Festival Saracura”, destaca o idealizador Luciano Astiko.

A programação inclui ainda rodas de conversa, vivência com o Jongo do Cerrado, samba de roda com o Cid Aroeira,oficina sobre corpo e coletividade, além de apresentações do grupo Surdodum (formado por pessoas surdas) e da banda Nó Cego (composta por músicos com deficiência visual).


SERVIÇO:

O que: Festival Saracura de Cultura Popular

Quando: 13, 14 e 15 de junho de 2025(Na sexta-feira, das 17h às 22h; e sábado e domingo, das 8h às 18h)

Onde: Centro Cultural Capoeira do Urubu - Acesse a localização aqui.

Saiba mais: Instagram

Contato: Luciano Astiko (61) 9-9976-3807



Sobre o Festival Saracura de Cultura Popular -O Festival Saracura de Cultura Popular, idealizado pelo artista e capoeirista Luciano Astiko, propõe uma imersão que integra capoeira, permacultura e cultura popular brasileira, em meio à natureza do Centro Cultural Cachoeira do Urubu. A proposta é criar um espaço acessível, inclusivo e transformador, que possa acolher pessoas com deficiência.


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page