top of page

Confira 5 dicas para manter a saúde bucal em dia após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica, também conhecida como “redução de estômago”, se refere a um procedimento cirúrgico no sistema digestivo para auxiliar no emagrecimento de pacientes com obesidade, comorbidades como pressão alta, diabetes, entre outros fatores e também quadros graves decorrentes do problema. Nos últimos anos, ela tem se popularizado no país. É o que revelam dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica: o número de procedimentos efetuados no último ano foi quase 23% maior em relação a 2019. 

Após a cirurgia, é natural que o paciente siga com cuidados clínicos recomendados pelo médico e, nesse contexto, a saúde bucal também requer cuidados especiais. "A cirurgia bariátrica, embora ofereça benefícios significativos, introduz particularidades que exigem uma atenção maior à saúde bucal", diz o Cirurgião-Dentista Fábio Azevedo, Consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System. “Compreender essas nuances é fundamental, principalmente ao considerar que a má absorção de nutrientes pode impactar diretamente na saúde bucal, predispondo muitas vezes os pacientes a maiores riscos em doenças da cavidade oral”, completa.

Confira, a seguir, cinco recomendações do especialista para pacientes bariátricos:

1) Mantenha os exames em dia: eles são fundamentais na identificação de potenciais carências nutricionais, principalmente na prevenção da anemia. “Os resultados de exames de análises clínicas e outros exames específicos orientam as intervenções necessárias visando a saúde bucal e geral do paciente bariátrico, minimizando riscos”, diz o Dr. Azevedo.

2) Priorize o acompanhamento multidisciplinar: a colaboração entre os profissionais de saúde é parte do atendimento pleno e assertivo ao paciente bariátrico. “Nutricionista, médico, psicólogo e cirurgião dentista têm papéis fundamentais no acompanhamento deste paciente e suas recomendações devem ser compartilhadas com toda equipe”, destaca Azevedo. “Especialmente quando o dentista detecta riscos, contar com o suporte da equipe multidisciplinar é importante para garantir a integralidade do cuidado e promover a recuperação de saúde”, conclui.  Importante: o paciente deve sempre informar ao dentista as medicações que utiliza, pois alguns remédios podem afetar a saúde bucal, causando xerostomia (boca seca), por exemplo.

3) Dê atenção à mastigação: o dentista destaca que a mastigação é uma etapa importante no processo digestivo, que começa na boca. “Essa fase é essencial para a absorção ideal de nutrientes, contribuindo significativamente para a manutenção do bem-estar gastrointestinal e promovendo uma digestão adequada”, devendo o paciente mastigar muito bem os alimentos, diz o especialista.

4) Faça uso das vitaminas e suplementos prescritos: "A deficiência nutricional aumenta a vulnerabilidade a problemas dentários, por isso é recomendado o uso regular de suplementos vitamínicos diários e as visitas periódicas ao dentista para manter a saúde bucal em dia”, explica o dentista. Em tempo: estas medidas preventivas desempenham um papel fundamental na prevenção de complicações odontológicas em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

5) Cuide da alimentação: pacientes bariátricos devem ter atenção redobrada com a alimentação para manter uma boa saúde bucal, em função das possíveis deficiências nutricionais pós-cirurgia, que podem impactar a saúde dos dentes e gengivas. “Mudanças nos hábitos alimentares são importantes para prevenir problemas dentários”, diz o Dr. Azevedo.

 

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.  A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo  felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que  a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas,  Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br


Comments


bottom of page