top of page

Confira atitudes para melhorar seu planejamento financeiro em 2024

Um ano novo começou e, com ele, uma série de sonhos, objetivos e contas a pagar. Mas como tornar o planejamento financeiro algo mais simples e positivo em 2024? E como chegar em dezembro com as contas em ordem?

De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, um bom planejamento financeiro começa na mudança de hábitos com relação às finanças. “É preciso mudar o que não está funcionando. Da mesma forma que alguém que quer emagrecer deve alterar o cardápio de todo dia, quem quer ficar de bem com as finanças precisa mudar a forma de lidar com dinheiro”, explica. 

Para o educador e planejador financeiro, uma das primeiras atitudes a serem tomadas é entender em detalhes as receitas e despesas. “Apenas desta forma é possível saber para onde está indo o dinheiro e, a partir daí, reduzir despesas supérfluas, elaborar orçamentos mais realistas ou entender a necessidade de se ganhar um extra”, afirma. “Na Martello EF, por exemplo, temos um serviço chamado Lupa Financeira, que entende no detalhe as finanças de alguém antes de qualquer outra coisa”, conta. 

Uma segunda atitude a ser tomada, segundo Martello, é entender que há despesas que acontecem todos os anos e que, muitas vezes, são negligenciadas. “Neste começo de ano, por exemplo, chegam as contas relacionadas a IPVA, IPTU, seguro, matrícula de escola e etc. Elas são contas que chegam sempre, mas muita gente esquece de colocá-las no orçamento anual e, quando chegam, precisam recorrer a empréstimos para dar conta. O correto é inseri-las no orçamento, de forma que, caso uma renda extra chegue, esse valor extra já seja separado com a finalidade de quitar essas contas”, sugere. 

O especialista também acredita que é preciso estabelecer objetivos claros e realistas para o ano. “Por exemplo, se você quer chegar em dezembro com R$ 5 mil guardados, o que precisa fazer mês a mês para que isso aconteça? Definir objetivos é importante e ajuda a tornar a sua realização do seu planejamento mais fácil. Vale para guardar dinheiro para uma viagem, criar uma reserva ou simplesmente quitar as dívidas ou começar a investir”, diz. 

Martello também aposta na automatização das finanças para quem quer melhorar o planejamento financeiro em 2024. “Na Martello não acreditamos em planilhas, caderninhos nem nada do tipo, pois sabemos que a grande maioria das pessoas não consegue preenchê-los de forma regular. Quando você coloca os boletos para serem pagos de forma automática, por exemplo, não corre o risco de esquecer e nem de pagar juros. É um dos exemplos que eu recomendo para quem quer facilitar a vida e melhorar a organização das finanças neste ano, mas toda a nossa metodologia está centrada em automatizar o que é possível”, finaliza. 

 

Sobre a Martello Educação Financeira  

Criada em 2015, a Martello Educação Financeira é uma fintech e edtech que oferece planejamento financeiro com uma metodologia própria e inovadora, por meio de cursos, mentorias e diagnósticos para melhorar o relacionamento com dinheiro. Já realizou mais de mil atendimentos e possui mais de 500 alunos. Acesse o site

Sobre Thiago Martello 

Educador Financeiro, fundador da Martello Educação Financeira, agente autônomo de Investimentos pela CVM, e em Investimentos ANBIMA, corretor de Vida e Previdência pela Susep. Embaixador da APOEF (Associação de Profissionais, Orientadores e Educadores em Finanças). Thiago começou a lidar com educação financeira na prática aos nove anos de idade, ao iniciar seu primeiro empreendimento vendendo balas em semáforos da zona leste de São Paulo. De lá para cá, venceu uma série de desafios. Ele se tornou bacharel em Administração e pós-graduado em Gestão Financeira pela FGV,  passou a empreender através da Martello Educação Financeira, atendeu mais de 1.000 pessoas com base na metodologia DESPLANILHE-SE, e se tornou autor do livro que leva o mesmo nome. Thiago Martello também participou da versão brasileira do Shark Tank Brasil, o maior programa de empreendedorismo do mundo. Atualmente, ele fala semanalmente, como especialista, para vários veículos da imprensa, entre eles: O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, Jovem PAN, CNN e outros. Para saber mais, acesse o site.


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page