Confira cinco tendências do mercado de trabalho
O mercado de trabalho tem se transformado bastante nos últimos anos e passará por modificações ainda mais profundas na próxima década, na esteira de avanços tecnológicos, mudanças sociais e novas prioridades econômicas. Neste cenário desafiador, marcado por transformações constantes e velozes, trabalhadores em todos os estágios da carreira precisarão se adaptar para não ficarem para trás diante da concorrência acirrada. Com o intuito de ajudar estes profissionais a se encontrarem no meio desse “mar revolto”, o educador, orientador de carreira, palestrante e escritor, Maurício Sampaio, mapeia as principais tendências no mercado de trabalho.
De acordo com Maurício, a automatização e a Inteligência Artificial (IA) são dois movimentos que têm causado impacto no mercado de trabalho, transformando negócios, profissões e carreiras, redefinindo o papel dos trabalhadores de várias maneiras. Por exemplo, destaca o orientador de carreira, a automação está substituindo trabalhos que envolvem tarefas repetitivas e previsíveis, como montagem de produtos em linhas de produção. “À medida que certas tarefas são automatizadas, os trabalhadores precisam adquirir habilidades para se adaptarem a novos papéis que exigem criatividade, tomada de decisão complexa e interação humana”, diz.
Valorização das habilidades socioemocionais é outra tendência. Segundo o educador, em um mundo caracterizado por constantes mudanças, as habilidades técnicas, validadas por certificados, que até há pouco tempo eram as mais requeridas, não são mais suficientes. Para se destacar no mercado de trabalho é preciso ter habilidades como: pensamento crítico e solução de problemas; criatividade e inovação; adaptabilidade e flexibilidade; comunicação eficaz; inteligência emocional; resolução de conflitos e habilidades de negociação; liderança e trabalho em equipe; gerenciamento de tempo e organização; e resiliência e mentalidade de crescimento.
Mais duas tendências do mercado de trabalho são: a diversidade e inclusão e a sustentabilidade e responsabilidade social. A primeira, afirma Maurício, tem desempenhado um papel crucial na forma como as profissões estão evoluindo, ao promover a inovação, a igualdade de oportunidades e o crescimento econômico sustentável. A segunda, ressalta o palestrante, vem se tornando uma tendência por exigência de funcionários e consumidores, que se mostram cada vez mais preocupados com questões ambientais e sociais, levando as empresas a incorporarem esses valores em suas operações e estratégias.
A educação continuada e o aprendizado ao longo da vida são outros dois importantes movimentos que devem ser considerados para quem deseja estar em consonância com as exigências profissionais. “A educação continuada e o aprendizado ao longo da vida são fundamentais para os profissionais que buscam se manter relevantes, adaptáveis e bem-sucedidos em um mercado de trabalho em constante evolução e nas novas carreiras que surgem com o avanço da tecnologia”, declara o palestrante.
Setores de economia e carreiras em alta
Tendo em vista os rumos que o mercado de trabalho vem tomando, alguns setores da economia devem apresentar crescimento significativo em um futuro próximo, afirma o orientador de carreiras. Nesse sentido, cabe aos profissionais que almejam uma carreira bem-sucedida ficarem atentos se o crescimento deles se confirma. Entre os setores que devem ser alavancados pelas transformações tecnológicas, sociais e econômicas estão: tecnologia da informação e comunicação (TIC); energia renovável e sustentabilidade; saúde e bem-estar; e-commerce e logística; educação online e tecnologia educacional; tecnologia financeira (fintech); e inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Neste cenário, de acordo com o educador, as carreiras que devem estar em alta na próxima década são: especialista em inteligência artificial e machine learning; cientista e analista de dados; profissionais de saúde e telemedicina; engenheiro de software e desenvolvedor de aplicativos; especialista em sustentabilidade e energias renováveis; engenheiro de robótica; gestor de projetos e consultor de transformação digital; consultor de inclusão e diversidade, entre outros. “Essas carreiras emergentes refletem a direção em que a economia global está se movendo, com foco crescente em tecnologia, sustentabilidade e bem-estar”, explica.
Dicas para profissionais se adaptarem às demandas do mercado
Com novas tendências profissionais surgindo e um mundo novo se abrindo no mercado de trabalho, é natural que aqueles que estão começando suas trajetórias ou que desejam migrar para uma nova carreira, mais promissora, se sintam perdidos. Nesse sentido, Maurício sugere algumas atitudes a tomar para não errar na hora de escolher o melhor caminho profissional a seguir.
O primeiro aspecto a ser trabalhado, segundo o orientador de carreira, é a autoavaliação. “Avalie habilidades, interesses e valores para identificar áreas onde gostaria de se desenvolver e onde suas habilidades podem se alinhar com as demandas do mercado”, recomenda. Posteriormente, indica Maurício, faça uma pesquisa de mercado, mapeando tendências e identificando setores que estão experimentando um crescimento significativo e onde suas habilidades são requisitadas. O terceiro aspecto é o networking. “Construir e manter uma rede profissional sólida irá ajudá-lo a explorar novas oportunidades, fornecer insights sobre o mercado de trabalho e oferecer suporte durante sua transição”, afirma.
Além disso, é fundamental para ser bem-sucedido na procura por uma carreira promissora, algumas capacidades e habilidades, entre as quais resiliência e flexibilidade. “É preciso ser resiliente para enfrentar os desafios constantes que surgirão durante a transição de carreira e flexível o suficiente para ajustar o plano conforme necessário”, destaca Maurício. Aprender constantemente é outra capacidade de suma importância, segundo o educador, pois sem ela fica muito difícil adquirir novas habilidades e conhecimentos. Por fim, afirma o palestrante, é necessário manter uma atitude positiva, confiando na própria capacidade de seguir uma carreira promissora e aproveitar as oportunidades que surgirem.
Maurício Sampaio é educador, autor, palestrante e especialista em carreira. Formado em pedagogia, tem pós-graduação em Educação pela PUC-SP e especialização em Pensamento Estratégico e Gestão de Pessoas pela FGV. Autor Best-Seller, Maurício escreveu os livros “Escolha Certa”, “Influência Positiva”, “Impacto” e “Empreendedor do Conhecimento”, com milhares de exemplares vendidos.
Comentarios