top of page

Conflitos no ambiente de trabalho: especialista em RH dá dicas de como resolver situações de forma profissional

O ambiente de trabalho, por ser um espaço onde diferentes personalidades e visões se encontram, está sujeito a conflitos que, se não gerenciados adequadamente, podem comprometer o desempenho e a harmonia da equipe. Segundo um estudo do Pandapé, software de RH do Infojobs, o clima organizacional ruim foi apontado por 21,36% dos entrevistados como o principal fator que causa a insatisfação no emprego. Nesse contexto, a habilidade em lidar com as situações de forma profissional torna-se crucial.

 

“Para alcançar o sucesso em qualquer área do mercado de trabalho, é essencial ir além do conhecimento adquirido em faculdades e cursos técnicos. Aspectos comportamentais também demandam estudo e prática por parte dos profissionais. A capacidade de gerenciar conflitos não apenas se torna uma competência valiosa, mas um pilar fundamental na construção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos”, explica Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

 

A especialista lista 6 dicas de como resolver conflitos no ambiente de trabalho de forma profissional. Confira:

 

 

  • Comunique-se de forma clara e empática:

 

Uma comunicação eficaz é a base para resolver conflitos. Ao expressar suas preocupações, seja claro e objetivo, evitando linguagem acusatória. Mostre empatia ao ouvir o ponto de vista do colega, demonstrando que você valoriza suas opiniões e sentimentos.

 

 

  • Identifique a raiz do problema:

 

Entender a causa inicial do conflito é essencial. Muitas vezes, os desentendimentos no trabalho têm raízes mais profundas relacionadas a expectativas não atendidas, falta de comunicação ou diferenças de estilo de trabalho. Ao identificar a raiz do problema, você estará mais apto a encontrar soluções duradouras.

 

 

  • Busque soluções, não culpados:

 

Em vez de procurar culpados, concentre-se em encontrar soluções construtivas. Juntos, o brainstorming pode ser uma ferramenta poderosa para gerar ideias e alternativas. O foco deve estar em superar o problema, não em atribuir culpas.

 

 

  • Envolva um mediador, se necessário:

 

Se as tentativas internas de resolução não forem bem-sucedidas, envolver um mediador imparcial pode ser uma opção eficaz. Isso pode ser um supervisor, um profissional de recursos humanos ou até mesmo um especialista externo em resolução de conflitos. A presença de uma terceira parte neutra muitas vezes facilita a comunicação e ajuda na busca por soluções justas.

 

 

  • Estabeleça acordos e compromissos:

 

Uma vez que as soluções sejam identificadas, formalize-as por meio de acordos e compromissos escritos. Isso ajuda a criar responsabilidade e fornece um documento de referência para futuras discussões. Certifique-se de que todas as partes envolvidas estejam comprometidas com a implementação dessas soluções.

 

 

  • Aprenda com a experiência:

 

Os conflitos podem ser oportunidades de aprendizado. Após a resolução, faça uma reflexão sobre o ocorrido. Identifique o que pode ser melhorado no ambiente de trabalho, implemente mudanças positivas e promova uma cultura de comunicação aberta e respeitosa.

 

"Em um ambiente de trabalho onde as diferenças convergem, a habilidade de resolver conflitos é a força que impulsiona a harmonia e o desempenho da equipe. Por isso, lidar com essas questões de forma coerente e madura, ajuda a transformar conflitos em degraus para o crescimento e fortalecimento das relações profissionais. A resolução profissional de conflitos não apenas constrói um ambiente saudável, produtivo e colaborativo, mas também revela o potencial de transformar desafios em oportunidades valiosas para o progresso coletivo”, complementa Ana. 

 

A utilização da tecnologia é crucial para as empresas avaliarem a satisfação dos colaboradores nas organizações, por meio de softwares de Gestão de Capital Humano. O Pandapé HCM, desenvolvido pela Infojobs, capacita a condução de análises detalhadas sobre o vínculo emocional dos funcionários com a companhia. Isso possibilita uma compreensão mais profunda, personalizada e centralizada das experiências, contribuindo para a redução da rotatividade - fator crucial para as operações empresariais. 

 

Sobre o Infojobs 

Com mais de 53 milhões de perfis cadastrados e 35 milhões de visitas ao mês, o Infojobs é a HR Tech líder no Brasil e há 19 anos desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas. Além da plataforma de oportunidades profissionais com cadastro de currículos gratuitos e busca de talentos, a empresa oferece soluções integradas com o Pandapé, software de RH que organiza e agiliza a gestão completa dos processos de recursos humanos (da atração ao recrutamento, admissão digital, e gestão de talentos), com ferramentas de tecnologia avançadas e completas. De acordo com a pesquisa Kantar Ibope, o Infojobs foi a marca mais lembrada pelos candidatos em 2022 e 2023, e de acordo com o Grupo Top RH foi reconhecida nos últimos quatro  anos como a empresa Top of Mind de RH. Sendo parte do Grupo Redarbor, o maior grupo de empregos na América Latina e terceiro maior do mundo, o Infojobs possui atualmente mais de 35 mil empresas que confiam em seus serviços, como Grupo Carrefour, Grupo Souza Lima, Vigor e Sodexo.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page