top of page

Crias da Música se apresenta pela primeira vez no Festival Sarará


A arte das comunidades cariocas ultrapassa os limites da cidade do Rio de Janeiro para aportar em Belo Horizonte. É na capital do estado de Minas Gerais que os jovens do projeto Crias da Música, da Sony Music Brasil, se apresentam pela primeira vez ao público. A estreia não poderia ser mais impactante: no estádio do Mineirão, local onde acontece a 10ª edição do Festival Sarará, que celebra a música nacional e contempla os diversos gêneros.

A apresentação do Crias da Música acontece no sábado, 26 de agosto, eles entram no Palco Paredão às 12h. Belo Horizonte será a primeira cidade a conferir ao vivo o repertório do recém-lançado EP que já vem sendo destaque nas plataformas de streaming. Todas as músicas contam com clipes disponíveis no canal Filtr Music Brasil no Youtube. Os artistas — formados na primeira edição do programa que capacita jovens para o mercado da música — se apresentarão no “Paredão”, palco dedicado à música urbana do festival.


O primeiro álbum possui faixas como “Pique de Favela”, “Gatilho”, “Tiros pro alto” “Crias da rua” e o manifesto "Visão de Vida, Visão de Crias da Música” que apontam os holofotes para o debate de questões sociais importantes, com mensagens sobre o cotidiano das pessoas que vivem em áreas que merecem maior atenção da sociedade. Justiça, desigualdade, antirracismo e a busca por oportunidades são alguns dos temas que permeiam as letras que compartilham com o ouvinte situações de vida através da arte mais popular, a música.

Produzidas e interpretadas pelos jovens, as músicas possuem letras cheias de beleza e potência. As composições e melodias representam a força coletiva e criativa destes artistas que estão vivenciando a transformação das suas vidas por meio da arte. Para muitos, uma oportunidade e início de uma trajetória de sucesso no mundo artístico. O projeto conta com a participação dos artistas Natalhão, MC Lizzie, EVY, Cesanne, SKILO22, Queenie M, Kamy Mona, Taty Aleixo, Shock, DJ Swag do Complexo e DetonaCry.

Além do EP, foram gravados cinco videoclipes na comunidade do Jacarezinho, que estão nas plataformas digitais do Filtr Music Link.

Projeto Crias da Música realiza uma parceria inédita com Festival Sarará

Reafirmando seu compromisso com a inclusão das diversidades, o Festival Sarará e Filtr Music, lançam o programa de capacitação para mulheres negras na área da produção cultural. Ao todos, 30 produtoras serão capacitadas e passarão por uma experiência prática no Festival Sarará.

O foco será o compromisso do desenvolvimento humano e a importância de estabelecer uma estrutura diversa que precisa ser respeitada, ouvida e remunerada. Para isso, fez parceria com o Filtr Music, que vem reiterando sua contribuição com a música através da capacitação, garantindo assim uma sintonia de propósitos, que gera impacto na cena de festivais por meio da diversidade e da inclusão.

Ao todo, o Crias da Música edição Sarará vai oferecer bolsa no valor de R$1,5 mil reais para cada uma das 30 mulheres negras que farão a capacitação em produção cultural, passando por um treinamento teórico e prático, onde acontecerão seis encontros presenciais, sendo três deles durante a montagem do festival, colaborando em cargos de produção em todo backstage.

As mulheres selecionadas serão distribuídas entre as equipes de produção para terem uma experiência de trabalho, participando da realização da edição deste ano do festival.

Sobre o Projeto Crias da Música:

“O programa Crias da Música, da Sony Music Brasil, em sua primeira edição, realizou a capacitação e formação de jovens das comunidades do Rio de Janeiro para o mercado fonográfico, dando para eles uma oportunidade de aprender e vivenciar todo o panorama 360ª da indústria da música. A turma, concluída em outubro de 2022, foi uma parceria com o ID_BR e a Escola de Música & Negócios capacitando uma turma de 42 talentos.

bottom of page