top of page

Cuidados no Carnaval: conheça 5 dicas para proteger a pele durante a folia

Com a chegada do Carnaval, é essencial adotar uma rotina de cuidados com a pele, especialmente devido à exposição prolongada ao Sol durante os desfiles, bloquinhos e festas. Este excesso, a falta de hidratação e o uso de maquiagens mais resistentes são comuns nesse período, o que pode prejudicar a saúde da pele.

Sem o cuidado necessário, a radiação ultravioleta (UV) pode causar danos celulares, levando a alterações genéticas e danos ao colágeno e elastina, resultando em rugas, flacidez e manchas. Além disso, a devida proteção pode evitar lesões mais graves, como queimaduras de segundo e terceiro graus, bolhas e insolação.

Para garantir que sua pele permaneça saudável e radiante durante toda a temporada festiva, a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasília, Juliana Lins, listou cinco dicas essenciais:

Protetor Solar: Aplique o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol, com um fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, e reaplique-o a cada 3 horas para garantir a proteção contínua.

Hidratação: Mantenha-se hidratado, ingerindo bastante água e utilizando produtos que ajudem a manter a pele hidratada, considerando a combinação de transpiração excessiva e exposição solar.

Maquiagem: Evite o uso de maquiagens pesadas que possam obstruir os poros da pele, optando por produtos mais leves e que permitam a transpiração da pele.

Acessórios de Proteção: Utilize acessórios como bonés, chapéus e óculos escuros, além de roupas leves, para proteger a pele e os olhos da exposição direta ao sol.

Limpeza da Pele: Ao final do dia, realize uma limpeza adequada da pele para remover resíduos de maquiagem e sujeira, utilizando produtos específicos para o seu tipo de pele.

“Além das recomendações acima, manter uma dieta equilibrada também é um fator fundamental evitar outros problemas decorrentes da exposição ao Sol. Ao incorporar esses cuidados simples, os foliões podem desfrutar plenamente da festa sem comprometer a saúde da pele a longo prazo”, conclui a especialista.

 

Sobre a Anhanguera           

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.          

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.          

Acesse o site e o blog para mais informações.          

Comments


bottom of page