top of page

De olho no clima: dicas para cuidar do seu pet durante o verão

Com a chegada do verão, as temperaturas em todo o país aumentam, trazendo dias mais quentes e ensolarados. Cuidar da saúde e adotar práticas no dia a dia que ajudem a minimizar os efeitos do calor é fundamental para o bem-estar dos pets.

 

“É importante lembrar que os animais de estimação enfrentam o calor de maneira única e diferente de nós. Gatos e cães não possuem grandes quantidades de glândulas sudoríparas. Cães, por exemplo, dissipam calor ao respirar pela boca, enquanto gatos transpiram pelas patas. Por isso, é importante observar os sinais de desconforto, como respiração ofegante, letargia e fraqueza, para assegurar que os pets estejam confortáveis e saudáveis”, comenta Deise Alberto, Médica-Veterinária da Mars Petcare.

 

A Mars Petcare, especialista em nutrição e bem-estar animal, detentora das marcas ROYAL CANIN®, PEDIGREE® e WHISKAS®, compartilha dicas importantes para garantir a saúde e o bem-estar dos pets em dias quentes. Confira!

 

Atenção redobrada aos passeios

Escolha horários mais frescos e locais sombreados para os passeios, evitando a exposição direta ao sol intenso, especialmente entre 10h e 16h. Isto é ainda mais importante para animais de pelos longos e braquicefálicos, que são mais sensíveis ao calor. Além disso, consultar um Médico-Veterinário sobre opções para proteção solar e restringir o acesso às superfícies quentes, como asfalto e areia, são medidas essenciais para prevenir queimaduras nas patas e na pele dos pets. Uma boa referência é avaliar se a temperatura está muito quente para você; em caso positivo, provavelmente também estará para o seu pet.

 

Hidratação em dia

Incentive a ingestão de água em gatos e cães para prevenir a desidratação. Disponibilize água potável e fresca, inclusive durante os passeios, e fontes de água corrente no caso de gatos para estimular o consumo. Adicionar pedras de gelo também ajuda a mantê-la mais fresca.

 

Alimentação úmida como aliada

O alimento úmido, composto por 60% a 90% de água, é uma excelente opção para estimular a hidratação. Os tutores podem adotar o "mix feeding", combinando alimentos úmidos e secos para tornar a refeição mais atrativa. É recomendado consultar um Médico-Veterinário para a indicação do alimento mais adequado a necessidade de cada pet.

 

Mantenha seu pet refrescado

Adote técnicas para o controle de temperatura em casa, criando ambientes frescos e ventilados. Nessa época, os pets tendem a preferir superfícies frias para descansar. No caso de cães, banhos e tosas periódicas auxiliam no controle da temperatura corporal.

 

***

 

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®️, OPTIMUM™️, PEDIGREE®️, RÁRIS®️, ROYAL CANIN®️, SKITTLES®️, SNICKERS®️, TWIX®️, UNCLE BEN’S®️ e WHISKAS®️. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa -- Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade -- trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.


bottom of page