top of page

Debate sobre transição energética foi palco do lançamento de Hub Global para um futuro sustentável


A tarde da última terça-feira, 21 de novembro, no Auditório do Interlegis, no Senado Federal, foi marcada por intensos debates sobre a transição energética sustentável e as metas de neutralidade de carbono, conforme estabelecido pelo Acordo de Paris, assinado por quase 200 países. O Seminário Internacional de Transição Energética - rumo à neutralidade carbônica reuniu uma diversidade de profissionais e líderes do setor de energia, que compartilharam insights e estratégias cruciais para impulsionar o processo de transição. O ponto alto do evento foi o lançamento do Manifesto da Hub Global de Transição Energética | GHTE, reforçando o compromisso com um futuro mais sustentável.

Durante o evento, a presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, Clementina Moreira Alves, contextualizou os últimos 23 anos do Setor de Energia e pontuou os desafios e oportunidades, ressaltando o Acordo de Paris e as metas a serem alcançadas na Agenda 2030 da ONU, rumo a descarbonização. O pesquisador Thiago Mendes abordou a história das energias renováveis, alertando sobre a acumulação de gases de longa duração na atmosfera.

Luciana Costa, diretora do BNDES, enfatizou a posição do Brasil como líder em energias limpas e renováveis. Mariana Espécie, diretora de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, destacou a política nacional para o setor, incluindo o Programa Nacional do Hidrogênio.

Jean-Pierre Bou, representante da União Europeia, compartilhou a visão europeia sobre a transição energética, enquanto George Yun, do Ministério dos Transportes, ressaltou a importância da colaboração para uma transição eficiente. Jorge Gildi, especialista em finanças sustentáveis do Banco do Brasil, apresentou as estratégias do banco na área de energia.

O ponto alto do evento foi o lançamento do "Manifesto da Hub Global de Transição Energética | GHTE, Global Hub on Energy Transition - Rumo à Neutralidade Carbônica", destacando a importância da cooperação global e delineando compromissos para acelerar a transição energética. A Hub Global de Transição Energética será o palco da criação do Clube Global de Transição Energética, que reunirá as principais lideranças do Setor.

O Seminário Internacional de Transição Energética reuniu representantes do setor público, privado e acadêmico, consolidando-se como um espaço crucial para o debate e a promoção de ações concretas em prol de um futuro mais sustentável. O evento foi marcado pela diversidade de ideias e propostas, refletindo a urgência e a complexidade dos desafios enfrentados na transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.


Confira texto de cobertura completo com aspas de participantes no arquivo anexo.


bottom of page