Dezembro Laranja: Prevenção ao câncer de pele
- Rodrigo Carvalho

- 6 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

Brasília, a capital federal, é uma cidade predominantemente ensolarada. Cerca de 75% do ano, não chove por aqui. Além disso, consiste na cidade do Brasil com maior quantidade de piscinas por domicílio e com maior prática de atividade física, por habitante. Portanto, o brasiliense aprecia diferentes atividades ao ar livre, com exposição solar. No mês de dezembro é debatido em todo o território nacional o câncer de pele, na campanha Dezembro Laranja. A médica dermatologista, Amália Coutinho, ressalta que usar camisetas e chapéus, além de evitar o horário de pico do sol, com o uso regular do protetor solar é a maneira mais eficaz de driblar a exposição ao sol e minimizar os riscos do câncer de pele.
O câncer de pele é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País. Pessoas acima de 40 anos e com pele mais clara têm um risco maior de desenvolver, principalmente se a exposição solar prévia foi intensa ao longo da vida. A médica especialista explica que 80% dos casos de câncer de pele poderiam ser evitados, mas de 10 a 20% surgem por predisposição genética e são inevitáveis. “A exposição crônica ao sol provoca um dano cumulativo na pele, que ao longo dos anos, culminará no aparecimento inicial de manchas, perda do viço, afinamento da pele e de lesões pré-malignas ou malignas”, diz Amália.
Seria possível um bronzeamento saudável? A médica responde que sim. “Com doses ‘homeopáticas’ de exposição ao sol, por exemplo, de 5 a 10 minutos, antes das 10 ou após às 16h, três vezes na semana". As queimaduras solares, aquele “vermelhão” pós sol, aumentam a chance dos cânceres de pele mais graves. Já o dano crônico, prolongado, eleva a chance do câncer mais comum que é o carcinoma basocelular. "Nenhuma prática de esporte ou viagem para praia precisa ser evitada ou desestimulada. Só precisamos saber conviver harmoniosamente com o sol. Com os devidos cuidados, evitaremos não só o câncer, mas também o envelhecimento precoce da nossa pele”, esclarece a dermatologista.
Dicas para evitar o câncer de pele
⁃ Evite se expor entre 10 e 16h;
⁃ Use chapéu e óculos de sol;
⁃ Camisetas com proteção UV são ótimas aliadas;
⁃ Protetor solar com FPS acima de 50 e lembrar de reaplicar 3/3 horas e após sair do mar;
⁃ Procure uma sombra na praia;
⁃ Beba bastante água e hidrate sua pele.
Serviço: Dra Amália Meyer Coutinho
Local: Clínica Aluma
Endereço: SGAS 613/614 Sul – Vitrium Centro Médico – sala 186 – Brasília/DF
Telefone: 61 98257-1212 / 61 3242-3000










Comentários