top of page

Dia do Orgulho Autista (18/06) reforça o papel da educação na construção da diversidade

No dia 18 de junho é celebrado mundialmente o Dia do Orgulho Autista, uma data instituída em 2005, com o objetivo de promover aceitação, respeito e orgulho às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, onde cerca de 2 milhões de pessoas estão no espectro, a data também reforça a necessidade de garantir direitos, acessibilidade e participação plena em todos os espaços sociais, inclusive no ambiente escolar. 

O Sigma é um dos colégios que se destaca no ensino com inclusão. Entre as iniciativas da escola, estão salas de aula adaptadas às necessidades individuais, apoio de monitores especializados, capacitação constante dos professores e uma política ativa de valorização da diversidade. “Mais do que adaptar conteúdos, o Colégio Sigma cultiva uma cultura de pertencimento, em que cada estudante é reconhecido como protagonista de sua jornada”, afirma a gerente de marketing do Sigma, Ana Camila Oliveira.

“O Colégio Sigma reforça seu compromisso com a construção de uma escola inclusiva, que acolhe, compreende e potencializa o desenvolvimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as etapas da educação básica”, reforça Ana Camila. Ela destaca que a atuação da escola vai além do discurso, com práticas concretas que envolvem toda a comunidade escolar.

Segundo Ana Camila, “a inclusão de estudantes autistas no Colégio Sigma é mais do que uma diretriz é uma prática viva, pautada na empatia, no acolhimento e na excelência pedagógica. Com estratégias personalizadas, formação contínua de educadores e forte parceria com as famílias, o Sigma garante que cada aluno tenha as condições necessárias para aprender, se expressar e conviver plenamente.”

Ela conclui com um convite à reflexão coletiva: “Ao dar visibilidade às práticas que promovem a inclusão real, o Colégio Sigma convida a sociedade a refletir: qual é o nosso papel na construção de um futuro onde todas as formas de aprendizagem sejam respeitadas? A resposta está na escuta, no cuidado e na educação que transforma.”


Commentaires


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page