top of page

Distrito Federal registra novo recorde de calor: 37,5°C e seca histórica atingem Brasília

O Distrito Federal registrou um novo recorde de calor no último sábado (5/10/2024), quando os termômetros marcaram 37,5°C na região de Ponte Alta, no Gama. Esse foi o terceiro dia consecutivo de máximas históricas, superando os 36,9°C registrados na sexta-feira (4) e os 36,8°C na quinta-feira (3). A seca também bateu recordes, com a capital enfrentando 165 dias sem chuva, a maior estiagem desde 1963, quando foram 163 dias consecutivos sem precipitações.

Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar no DF tem ficado extremamente baixa, chegando a 11%, o que colocou a região sob alerta vermelho de grande perigo à saúde, de acordo com a Defesa Civil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda níveis de umidade entre 50% e 60% para garantir condições seguras para a população e animais. As temperaturas extremas e a baixa umidade aumentam o risco de problemas respiratórios e desidratação.

As previsões indicam que há chances de chuva a partir de terça-feira (8/10), com possibilidade de pancadas em regiões como Ceilândia, Samambaia e Brazlândia, o que pode aliviar a intensa seca que a capital tem enfrentado​.

Comments


bottom of page