top of page

"Do menino ao homem - Como Cuidar para que Cuidem" será tema de evento de inovação em Brasília



Com o tema “Novas Formas de Cuidar”, a Semana de Inovação da  Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) chega à sua 10ª edição. Neste ano, entre os conferencistas está a psicóloga Luana Menezes, que fará sua estreia no evento com a palestra "Do Menino ao Homem: Como Cuidar para que Cuidem?", no dia 30 de outubro, às 16h30, na ENAP, em Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link 

Para Luana, a iniciativa, considerada a maior Semana de Inovação do Governo, é fundamental para dar foco à educação de meninos como forma de reduzir índices alarmantes de violência de gênero, homicídios e suicídios.

De acordo com a ONU, o Brasil lidera o ranking de homicídios no mundo sendo os homens os maiores causadores. O abandono paterno também é uma realidade de proporções assustadoras no país, impactando diretamente a saúde mental das crianças. 

"Como podemos reverter esse quadro? Nesta palestra busco apontar caminhos possíveis para que o homem ocupe o lugar do cuidado. Acredito que a mudança social dessa realidade está na educação socioemocional na base da formação dos homens. E todos e todas são responsáveis em repensar as formas de educação livres do machismo que os reprime e os adoece, prejudicando não só a eles, mas toda a sociedade", explica a especialista em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes pela UFRJ. 

Luana é autora do livro infantil "Eu Só Quero Brincar", que alerta para a necessidade de promover a equidade de gênero desde a infância, deixando meninos e meninas livres para brincarem do que quiserem, seja boneca, carrinho, panelinha, autorama, sem que ocorra discriminação sobre o que é brincadeira de menino ou menina."Estou muito feliz por poder colocar o tema no centro das discussões.Ter nas instituições, na fala do cotidiano, reflexões sobre não aceitarmos mais comportamentos machistas, sexistas, de preconceito seja de gênero, raça, entre outros, é de uma importância social muito grande. Precisamos mesmo ampliar o debate público", diz ela.

A especialista, que também é atriz, trabalha o tema em instituições através da contação de história do seu livro, com rodas de conversa, palestras e oficinas. Também atua como educadora parental auxiliando famílias, escolas e empresas a promoverem saúde mental e o rompimento do machismo estrutural, buscando capacitar as pessoas para serem agentes de transformação em seus ambientes.

Luana Menezes

Graduada pela IBMR, é membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Especialista em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes pela UFRJ, especialista em Arteterapia em Educação e Saúde pela Cândido Mendes e Orientação profissional e Coaching de Carreiras pelo grupo Orientando, autora do livro infantil "Eu Só Quero Brincar" e coautora do livro "Disciplina e Afeto - Como criar filhos emocionalmente fortes e preparados para o mundo".


Comentarios


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page