Do rock ao axé, do forró ao frevo, das marchinhas ao funk, 52 blocos trazem diversidade musical para o carnaval de Brasília de 9 a 17 de fevereiro
- Rodrigo Carvalho

- 8 de fev. de 2024
- 9 min de leitura

O Carnaval de 2024 chegou com toda a energia, cores vibrantes e alegria contagiante que caracterizam a festa mais esperada do ano em todo o Brasil. E após um fim de semana de esquenta com cinco blocos e shows de Chico César e Otto agitando o Distrito Federal, a folia dos próximos dias está garantida com mais 52 blocos animando a capital do Brasil.
A largada do carnaval começa na sexta-feira, dia 9, com o Bloco Parece Mas Não É animando o Guará a partir das 15h. Serão oito horas de agitação, seguindo até às 23h. Outro destaque é o Carnaval Urgente 2024, bloco oficial da maior roda de samba do DF atualmente, o Samba Urgente é um dos que atrai um grande número de pessoas. O fervo começa às 17h, na área externa do Calaf, e vai até uma hora com DJ Kashuu e DJ Ketlen fazendo um som em parceria, além do grupo de fanfarra feminista Maluvidas e, claro, a galera do Samba Urgente comandando a festa.
No sábado, 10, serão 15 bloquinhos para todos os gostos e públicos espalhados por todo o DF. No Plano Piloto, um dos destaques é o Bloco Pais e Filhos, que agita o Parque da Cidade ao som de Legião Urbana. Ainda no Plano, um dos maiores “blocos de sapatões” de Brasília é uma das opções voltadas à comunidade LGBTQIA+. O Bloco Rebu se reúne no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte), com o Bloco Sapatônica dando início às atrações, seguido pela DJ Carol Costa. O bloco conta ainda com a estreia da Rebu A Banda que traz uma mistura de ritmos do carnaval e brasilidades. E para fechar, o Trio Rebu, que está à frente da organização do bloco, encerra a programação.
No Setor Comercial Sul, o maior baile funk de Brasília promete muita dança, música e cultura com o Bloco Na Batida do Morro. Trazendo um line up recheado de atrações, o bloco terá os DJs Blackriolo, J4K3, Yank, Santana Louis e Mavi, entre outras atrações no comando da pista. E o Bloco Concentra Mas Não Sai, um dos mais tradicionais de Brasília, que completa 24 carnavais este ano, com muito samba e irreverência, carnavaliza a Asa Norte, nas EntreQuadras 404 e 405.
E se o brasiliense não vai a Olinda, Olinda vem a Brasília com o já tradicional Galinho de Brasília trazendo o frevo pernambucano para a capital do DF e arrastando uma multidão ano a ano. A festa começa com a versão infantil do bloco com o Pintinho de Brasília, seguido pelo bloco principal no estacionamento da Matriz da Caixa, no Setor de Autarquias Sul (SAS), quadras 03/04.
Saindo um pouco do Plano, o Bloco Mamãe Taguá, criado em 1995, traz seus tradicionais bonecos gigantes, fantasias e máscaras para o Estacionamento do Centro Cultural no Taguaparque. Em Águas Claras, o Baile da Piki faz sua estreia no carnaval com muita arte drag para colorir a Rua do Lazer. A música fica por conta dos DJs Jr. K, Patty Peronti e Luísa Rodrigues, e haverá também apresentação de drags como Ginger Mc.Gaffney, Melina Impéria, Adora Black, Loreen’s Lumynes, entre outras.
A programação de sábado traz ainda os blocos MamaTá Difícil, Deficiente é a Mãe, CarnaVitrola no Plano; CarnaRock e Bloco Alafia - Carna Afro na Ceilândia; Calango Misturado no Varjão; Brincantes do Gama, no Gama; e o Bloco ARaaXXtaa na Candangolândia.
No domingo, 11, 15 blocos se apresentam. Um dos maiores e mais tradicionais blocos LGBTQIA+ do DF promete muita música para não deixar ninguém parado. O Bloco das Montadas vai se reunir no Gramado da Biblioteca Nacional ao som dos DJs Patty Peronti e Junior X num back to back.
Para os amantes de axé, o Bloco dos Raparigueiros traz os clássicos da música baiana e os maiores hits do momento para o Setor Bancário Norte.
A criançada também pode se jogar na folia com os blocos infantis Ventoinha de Canudo, ao som de muito forró e marchinhas com a banda Pífanos Ventoinha de Canudo, na Comercial da 205/206 Norte; e Baratinha 2024 "A Criança Longe das Drogas”, com muita música e brincadeiras para os pequenos no Estacionamento 12 do Parque da Cidade.
Na Ceilândia, o Bloco Menino de Ceilândia, criado pelo projeto homônimo, espera um público de 11 mil pessoas para curtir uma mistura de frevo, maracatu e axé. A concentração acontece na CNM 01 – Estacionamento Fórum/BRB.
A Vila Planalto recebe mais uma vez o agito de Charretinha e Tropicaos, levando forró para as praças da Igreja e Nelson Corso, e finalizando no Quiosque da Maria. E na Vila Telebrasília, o fervo acontece na Praça da Resistência com o Bloco Batukenjé na Rua, do Grupo Cultural Batukenjé.
O domingo conta ainda com os blocos Tesourinha, Vamos FullGil, DesMaiô e Saruê Perfumado, no Plano; Samba da Mulher Bonita, no Paranoá; Bloco Seca Pimenteira, no Riacho Fundo; CarnaRock, na Ceilândia; e o Bloco Sem Eira Nem Beira, em Planaltina.
A segunda-feira, 12, traz 11 blocos em sua programação. O Setor Comercial Sul vai ficar tomado pelo Bloco Vai com as Profanas, exaltando a música brasileira ao som de Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Bethânia e cia. Outra opção para os amantes de MPB é o Bloco das Divinas Tetas, que traz um repertório com a Tropicália de Caetano, Gil e Gal, além de Tom Zé, Novos Baianos, Mutantes, Rita Lee, entre tantos outros ícones de brasilidades. A concentração acontece no gramado da Biblioteca Nacional, em frente ao jardim do SESI LAB.
Mesclando clássicos carnavalescos com música eletrônica e ritmos brasileiros, como o funk, o Bloco Aparelhinho, organizado pelos DJs do projeto Criolina, celebra 10 anos de história com um circuito entre os estacionamentos do SBN e da Galeria dos Estados.
Trazendo muito amor para o carnaval de Brasília pela 7ª vez, o Bloco do Amor vai animar, colorir e purpurinar a S2, atrás da Catedral, com muito hit lovezinho numa mistura diversa de ritmos.
Há mais de duas décadas marcando presença em Brasília, o Bloco Sustentável Patubatê, conhecido por utilizar sucata como instrumento, traz mais vez a consciência ambiental para o carnaval, e se apresenta no Setor Comercial Sul. O bloco se destaca não apenas por sua musicalidade única, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade, transformando materiais descartados em fonte de expressão artística e cultural.
Criado pelo músico Cacai Nunes, criador do projeto Forró de Vitrola, o CarnaVitrola é uma ótima opção para os amantes do forró. Este ano o bloco ocupa A Casa de Jorge no Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte.
Em Taguatinga, o Bloco Afro Àsé Dúdú traz muita percussão para o Estacionamento do Centro Cultural no Taguaparque.
Compõem ainda a programação de segunda os blocos Carnapati, Baratona 2024 e Concentra Mas Não Sai, todos no Plano Piloto.
No último dia de carnaval, na terça-feira, 13, para quem ainda tiver energia, 12 blocos fazem a alegria dos foliões. Tradicional na história do carnaval do DF, o Bloco O Pacotão, o mais antigo bloco de Brasília, surgiu em 1978, fundado por um coletivo de jornalistas. Famoso por sua crítica política direcionada a diferentes governos ao longo dos anos, o bloco leva mais uma vez suas críticas e atmosfera musical pulsante para as ruas, desta vez saindo da 302 Norte, via contramão da W3 sentido 504 Norte.
A inclusão também entra na folia com o Bloco Portadores da Alegria, que faz a festa no Estacionamento 12 do Parque da Cidade.
Se apresentam ainda na terça os blocos Carnavalesco Têrêtêtê, Pega Ninguém, Mvuka, Ventoinha de Canudo e Harmonia do Sampler, no Plano Piloto; Filhos da Ema, no Recanto das Emas; Bloco Vem Kem Ker, na Estrutural; Bloco Groove do Bem 2024, em Taguatinga; CarnaSarau, na Ceilândia; e Carnafamília, em São Sebastião.
Encerrando as festividades carnavalescas, no sábado, 17, o Bloco Gagá…Vião do Cruzeiro traz uma programação para todas as idades, com trio elétrico e marchinhas ocupando o estacionamento do Ginásio de Esportes do Cruzeiro.
SERVIÇO - DF FOLIA 2024
Quando: Dias 9, 10, 11, 12, 13 e 17 de fevereiro de 2024
Onde: Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo, São Sebastião, Taguatinga, Varjão, Vila Planalto e Vila Telebrasília.
Mais informações: www.cultura.df.gov.br / www.agenciabrasilia.df.gov.br e instagram.com/df_folia
Confira abaixo a programação do DF Folia 2024 por dia:
SEXTA-FEIRA, 09/02
15h-23h — Bloco Parece Mas não É - Guará (Concentração na Pilastra, QE 40 FInal da rua 21 Guará II - Polo de Modas)
17h-01h — Carnaval Urgente 2024 - Plano Piloto (Setor Bancário Sul, Quadra 2 (Próximo ao Calaf))
SÁBADO, 10/02
10h-16h — Bloco Pais e Filhos - Plano Piloto (Mini Trio - Estacionamento do Parque da Cidade - Ana Lídia)
10h-19h — Rebu - O Bloco - Plano Piloto (Estacionamento do Espaço Eixo Cultural Ibero-americano)
12h-17h — Deficiente é a Mãe - Plano Piloto (Eixo Monumental)
13h-19h — Bloco Na Batida Do Morro - Plano Piloto (Setor Comercial Sul Quadras 4 e 5)
14h-20h — Bloco Mamãe Taguá 2024 - Taguatinga (Taguaparque Estacionamento do Centro Cultural)
14h-19h — Calango Misturado - Varjão (Área de Múltiplas Funções do Varjão Quadra 2)
14h-22h — Baile da Piki - O Bloco - Águas Claras (Rua do Lazer na Avenida Boulevard Norte, entre a Avenida Parque Águas Claras e a Rua das Paineiras)
14h-22h — CarnaRock - Ceilândia (QNN Quadra 32 Área Especial G)
14h-22h — Galinho de Brasília - Plano Piloto (Concentração: SAS Quadra 4 - atrás da Matriz da Caixa Econômica Federal)
15h-19h — Brincantes do Gama - Gama (Praça Lourival Bandeira, mais conhecida como praça do Cine Itapuã)
15h-22h — Concentra Mais Não Sai - Plano Piloto (EQN 404/405 Norte)
16h-23h — Bloco Alafia - Carna Afro Ceilândia - Ceilândia (EQNP 1/5 AE ESPECIAL - Ponto de Cultura Filhos do Quilombo)
16h-00h — ARaaXXtaa - Candangolândia (Praça do Bosque)
17h-20h — Bloco MamaTá Difícil - Plano Piloto (Eixo Monumental)
21h-01h — CarnaVitrola - Plano Piloto (A Casa de Jorge - SAAN Quadra 1 Lote 940)
DOMINGO, 11/02
10h-18h — Bloco Seca Pimenteira - Riacho Fundo (Feira Permanente - 1A Etapa)
10h-18h — Bloco das Montadas - Plano Piloto (Setor Cultural da República, Área Cívica, Lote s/n Edifício da Biblioteca Nacional)
10h-19h — Bloco Vamos FullGil - Plano Piloto (Estacionamento do Espaço Eixo Cultural Ibero-americano)
11h-16h — Bloco DesMaiô - Plano Piloto (Setor Carnavalesco Sul)
12h-19h — Charretinha + Tropicaos - Vila Planalto (Praça da Igreja, Praça Nelson Corso, Quiosque da Maria - Lote 1)
13h30-20h30 — Bloco Baratinha 2024 "A Criança Longe das Drogas" - Plano Piloto (Parque da Cidade no Estacionamento 12)
14h-22h — CarnaRock - Ceilândia (QNN Quadra 32 Área Especial G)
14h-22h — Bloco Carnavalesco Menino de Ceilândia - Ceilândia (CNM 01 - Estacionamento Fórum/BRB)
15h-19h — Bloco Batukenjé na Rua - Vila Telebrasília (Praça da Resistência)
15h-22h — Bloco da Tesourinha - Plano Piloto (Concentração: Praça Central da SQN 410, em frente à Prefeitura Comunitária)
16h-20h — Bloco Samba da Mulher Bonita - Paranoá (Praça Central)
16h-20h — Bloco do Saruê Perfumado: Encontro de Fanfarras e Grupos de
Percussão - Plano Piloto (Via S2)
16h-21h — Bloco Sem Eira Nem Beira - Planaltina (Concentração: Praça São Sebastião/Praça da Igrejinha)
16h-22h — Ventoinha de Canudo - Plano Piloto (CLN 205/ 2026 - Comércio Local)
17h-23h — Bloco dos Raparigueiros - Plano Piloto (Setor Bancário Norte)
SEGUNDA-FEIRA, 12/02
08h-13h — Bloco Carnapati - Plano Piloto (Eixo Ibero-americano - Setor de Divulgação Cultural Lote 02)
10h-16h — Vai com as Profanas - Plano Piloto (Setor Comercial Sul, Circuito do Setor Carnavalesco)
10h-18h — Aparelhinho - 10 Anos - Plano Piloto (506 Sul)
11h-17h — Bloco das Divinas Tetas - Plano Piloto (Gramado entre o Sesi Lab e a Biblioteca Nacional)
13h-20h30 — Bloco Baratona 2024 - Plano Piloto (Parque da Cidade no Estacionamento 12)
15h-19h — Bloco Sustentável do Patubatê - Plano Piloto (Setor Comercial Sul, Setor Carnavalesco Sul)
15h-21h — Bloco do Amor - Plano Piloto (Via S2)
15h-22h — Concentra Mais Não Sai - Plano Piloto (EQN 404/405 Norte)
16h-22h — Bloco Afro Àsé Dúdú - Taguatinga (Taguaparque - Estacionamento em frente ao Centro Cultural)
16h-22h — CarnaVitrola - Plano Piloto (A Casa de Jorge - SAAN Quadra 1 Lote 940)
TERÇA-FEIRA, 13/02
10h-13h — Harmonia do Sampler - Plano Piloto (Eixo Monumental)
11h-19h — Bloco Carnavalesco Têrêtêtê - Plano Piloto (Colabora Mix - W3 507 Sul)
13h30-20h30 — Bloco Portadores da Alegria 2024 (PCD) - Plano Piloto (Parque da Cidade no Estacionamento 12)
13h-21h — Bloco Pacotão - Plano Piloto (CLN 302/303 via W3 Norte)
14h-22h — Filhos da Ema - Recanto das Emas (Praça Central da Quadra 407)
14h-23h — Bloco Vem Kem Ker - Estrutural (Avenida Central ao lado da UBS 01)
15h-19h — Bloco Pega Ninguém - Plano Piloto (Circuito Carnavalesco - Setor Carnavalesco Sul)
16h-22h — Ventoinha de Canudo - Plano Piloto (CLN 205/ 2026 - Comércio Local)
16h-23h — Bloco Groove do Bem 2024 - Taguatinga (Taguaparque - Estacionamento do Centro Cultural)
16h-00h — CarnaSarau - Ceilândia (Praça da Bíblia, QNP 19 , Área Especial - P. Norte)
16h-00h — Carnafamília - São Sebastião (Parque de Exposições)
16h-22h — Mvuka - Plano Piloto (Eixo Monumental)
SÁBADO, 17/02
10h-20h — Bloco Gagá.....Vião do Cruzeiro - Cruzeiro (Estacionamento do Ginásio de Esportes Qd. 811 - Cruzeiro Novo)










Comentários