top of page

Educação inclusiva: Do diagnóstico da multideficiência às medalhas e a vaga garantida em Harvard

Tudo partiu do desejo do coração de uma criança: “Pai, não quero mais ir à escola. Não consigo tirar notas boas e te fazer feliz.” Essa foi a fala de Vitória, filha de Gabriel Frozi. Ela foi diagnosticada ainda jovem com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Gabriel buscou várias escolas que pudessem atendê-la e como a busca não teve sucesso, precisou pensar em alguma maneira de transformar essa situação.

Isso foi o suficiente para Gabriel abandonar sua carreira longa e estável como advogado e criar do zero sua própria escola. "Nossa escola foi criada pela carência e pelos erros de várias outras escolas. Viemos na intenção de fazer uma escola diferente, de se preocupar realmente com o aluno como indivíduo e não como mais um ou como um número. É importante dar uma atenção especial a todos eles individualmente. Fazer com aqueles que tenham necessidades específicas sintam-se parte do todo e acompanhar quem não tem nenhuma necessidade específica," afirma Gabriel Frozi, que contratou profissionais que estivessem preparados para atender alunos de uma forma individual. Todo o empenho na área fez da RCS a única escola bilíngue da América Latina especializada em alunos com TDAH.

Ano a ano o colégio tem a preocupação de fazer o aluno ser o melhor que ele pode ser. "Tivemos alunos com redação 950 no Enem nos anos anteriores e neste ano de 2023 foram 16 medalhas na Olimpíada Internacional de Canguru. Todos os perfis de alunos superaram suas capacidades e mostraram que estamos no caminho certo, incentivando e potencializando suas habilidades a cada dia," continua o CEO da RCS, ao destacar que o Enem e a Olimpíada de Canguru são um dos recursos e verificadores de qualidade de seus alunos, além de um teste do que eles enfrentarão ao longo do caminho. 

Este ano, o destaque da escola se deu através do intercâmbio em Boston, nos EUA, no último mês. Os alunos tiveram uma viagem inesquecível com muita diversão e muita experiência em outra cultura. Uma verdadeira imersão em uma das maiores universidades do mundo, a Harvard University.

"A RCS foi qualificada para o Harvard Book Prize. No Brasil somente 60 escolas participaram desse concurso, uma porta gigantesca para estudar na 4ª melhor universidade do mundo. Nosso orgulho está além das palavras", reitera Gabriel ao contar mais uma conquista do colégio nesses árduos anos de trabalho.

Em suma, estratégias pré-determinadas e estudos do meio traçam o perfil e o rendimento de uma classe em seu todo e individualmente. Estudos através do ambiente de aprendizagem impactam diretamente o desempenho dos alunos. 

"Salas de aulas acolhedoras e tranquilas, sem muitos estímulos distratores e que tenham um número reduzido de alunos propiciam maior foco nas atividades pedagógicas. Ainda temos o papel do professor que é fundamental para acompanhar de perto cada aluno. Ele deve circular entre as carteiras, falar pausadamente, retomar conteúdos e se certificar que os comandos foram compreendidos. Deve ainda buscar desenvolver atividades interessantes, motivadoras e criativas, que despertem a atenção dos alunos, evitando tarefas monótonas e repetitivas", finaliza Frozi, o responsável por aderir a essas novas técnicas no dia a dia escolar através de materiais cativantes e desenvolvidos especialmente para esse objetivo, jogos, músicas e diferentes formatos, que podem facilitar e manter por mais tempo os alunos ativamente desafiados e envolvidos no processo de aprendizagem.

 

Sobre a Recreio Christian School:

A escola bilíngue cristã conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação da RCS. Atende turmas do Pré I ao 3º ano do Ensino Médio, preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH.

 


Bình luận


bottom of page