Elos do Cerrado celebra o Dia Nacional do Cerrado com exposição virtual e rodas de conversa


Representantes da UnB, WWF e Greenpeace, entre outros, debatem questões importantes como conservação do bioma

A partir do dia 1º de setembro, o projeto Elos do Cerrado comemora o Mês do Cerrado com uma programação que instiga o público a pensar maneiras de proteger a savana brasileira. O evento será dividido em duas partes: uma exposição virtual, com painéis e fotografias, com acesso até 30 de dezembro; e 16 Rodas de Conversa, que acontecem até o dia 11 de setembro – data em que se celebra o segundo maior bioma brasileiro.

Yuri Salmona, diretor executivo do Instituto Cerrados, destaca a relevância do projeto, que coloca o Cerrado com o destaque e a atenção que ele merece. “Será uma grande oportunidade de conversarmos, assistirmos e experienciarmos os elos que envolvem a conservação do nosso bioma. Não é possível trazer toda complexidade do Cerrado para um evento, mas foi com a visão de que era importante apresentar os mais diferentes aspectos que elaboramos esse encontro”, destaca.

O Cerrado originou-se há mais de 80 milhões de anos e é a savana mais biodiversa do mundo. Sendo o segundo maior bioma da América do Sul (2 milhões de km²), está conectado com a floresta Amazônica, o Pantanal, a Caatinga e a Mata Atlântica.

Chamado de ‘berço das águas’ ou ‘caixa d’água do Brasil’, possui as nascentes das bacias hidrográficas Paraná-Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Parnaíba. A água dessas bacias abastece a Caatinga e Pantanal, e até de bacias da Bolívia e do Paraguai.

É habitat de cerca de 250 espécies de mamíferos, cerca de 837 espécies da avifauna, mais de 210 espécies de anfíbios, mais de 300 espécies de répteis e são conhecidas cerca de 1.200 espécies de peixes. Além de possuir mais 13.140 espécies de plantas catalogada. Apesar da sua riqueza o Cerrado é um dos biomas mais ameaçados do mundo com praticamente metade da sua área natural já desmatada.

Yuri também comenta os desafios de produzir o evento em tempos de isolamento social. “Não seria verdade dizer que é simples produzir um evento como esse, ainda mais em meio à pandemia. Mas o fato de o encontro ser on-line tem alguns pontos positivos e o principal deles é o alcance. O conteúdo da exposição é trilíngue: português, inglês e francês, permitindo que grande parte do mundo possa interagir com a mostra. Esperamos ampliar as vozes que falam em prol do Cerrado”, completa.

O Elos do Cerrado é um evento on-line promovido pelo Instituto Cerrados em parceria com a Embaixada da França, Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Nature and Culture International (NCI), Instituto Sociedade População Natureza (ISPN), WWF-Brasil, Greenpeace Brasil, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Conservation Strategy Fund (CSF), Rede Cerrado, Fundação Mais Cerrado, Aliança Francesa de Brasília, Filhos da Nação/Onda SUP, Coletivo 105, Ilha Design, Free Pass Idiomas e Ápice Contabilidade.


Serviço:

Elos do Cerrado

Exposição Virtual Elos do Cerrado

De 1º de setembro a 30 de dezembro de 2020, no site do Instituto Cerrados (www.cerrados.org)

Rodas de Conversa

De 1º a 4 de setembro; e de 8 a 11 de setembro de 2020

Sempre às 15h e às 19h, no canal do Instituto Cerrados (bit.ly/2EiYKG5)

Informações no Instagram @institutocerrados e no site www.cerrados.org/inscricoeselos

Publicidade
Banner Rodac - 228x446px v2.png
Banner Pequeno - Tenha Sua Marca Aqui -
mk_1080x1920-data.jpg
Unholy1080x1920-NOW-PLAYING.jpg
Anuncio---Mundo-em-Caos-(1080x1920px)_da