Em reunião com Sistema MinC, ministra determina ações de apoio ao setor cultural do Rio Grande do Sul
O Ministério da Cultura (MinC), em solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul (RS) e empenhado com as ações federais, elaborou o Plano Emergencial de Apoio ao estado. As primeiras iniciativas para dar assistência à população gaúcha foram anunciadas pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em reunião com o Sistema MinC realizada nesta quinta-feira (9), em Brasília. Posteriormente, outras medidas serão divulgadas, conforme for feito o mapeamento dos danos no estado.
"O povo brasileiro é conhecido por sua solidariedade. E todo o Governo Federal tem unido forças para ajudar o Rio Grande do Sul no enfrentamento desse momento difícil. Nós, do Sistema MinC, estamos criando ações estratégicas e integradas, que visam necessidades de curto, médio e longo prazo. Nosso objetivo é a retomada da potência do Sul do país, com sua altivez, criatividade e a alegria de seu povo", afirmou a ministra da Cultura Margareth Menezes.
“As mudanças climáticas são uma realidade e hoje, o Rio Grande do Sul sofre em função da violência da inundação das águas. O Sistema MinC e o Governo Federal, por meio do presidente Lula e sua equipe, estão comprometidos em criar condições de recuperação da dignidade de todas essas famílias afetadas por essa situação tão dramática”, completou o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares. "Todo esforço que a gente puder fazer para melhorar a dor das pessoas e poder recuperar o estado é mais que necessário", acrescentou, salientando que as iniciativas deverão ser pactuadas com a Casa Civil.
Uma série de iniciativas visando a avaliação e recuperação de patrimônios culturais materiais e imateriais também entram na lista das iniciativas gerenciadas pela Pasta, que serão divulgadas após mapeamento. Nesse momento, o foco é o suporte à população desabrigada. Com atenção às necessidades imediatas nas localidades afetadas, estão em curso as seguintes ações:
- Ação Institucional do Governo Federal (MinC compõe o escritório de monitoramento em Porto Alegre, disponibilizando recursos humanos no atendimento das demandas urgentes);
- Mapeamento dos danos;
- Prioridade no pagamento de beneficiários do RS contemplados por ações no Sistema MinC (Editais Sergio Mamberti; Programa Rede das Artes; Pontões de Cultura; Escolas Livres; Pontos de Leitura; prioridade na assinatura de convênios e TED Edital PNPI CTI, ação relacionada à Tava Guarani; e TED com UFPel, iniciativa voltada à salvaguarda das tradições doceiras);
- Suspensão dos prazos para o Estado do Rio Grande do Sul e seus municípios às cidades:
I - para envio do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) no âmbito da PNAB (Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022 e § 2º do art. 1º da Portaria MinC nº 119, de 28 de março de 2024; a data seria 31/05;
II - para instituir conselho, plano e fundo de cultura, de que trata o Termo de Adesão à LPG (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.). O prazo seria 11/07.
- Publicação de Instrução Normativa (IN) com regras de exceção para os projetos culturais apoiados pelo mecanismo Incentivo a Projetos Culturais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), de modo a flexibilizar as exigências burocráticas para projetos que colaborem para a recuperação do território, bem como prorrogação de prazos;
- Pontos de coleta de arrecadação de donativos.
Comitiva presidencial
No último domingo (5), o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, participou da comitiva presidencial, que reuniu ministros e líderes dos Poderes Legislativo e Judiciário, para avaliar os estragos decorrentes das enchentes que atingiram o estado.
Na quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou novas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no valor de R$ 18,3 bilhões – incluindo R$ 1,7 bilhão para a prevenção de desastres. No total, 91 municípios com problemas recorrentes de deslizamentos de terra foram selecionados para receber obras de contenção de encostas. Todas as propostas do Rio Grande do Sul com essa finalidade foram contempladas.
Onde doar
Você também pode colaborar com essa corrente do bem e fazer sua doação de água potável, roupas em bom estado (para adultos e crianças), alimentos não perecíveis, kits de lençóis, cobertores, toalhas, travesseiros, produtos de higiene pessoal e de limpeza, fraldas, calçados, assim como ração para cães e gatos nos locais abaixo:
Sede MinC – Esplanada dos Ministérios, Bloco B e Ed. Venâncio - Brasília
Fundação Cultural Palmares - Brasília
Iphan Sede - Brasília
Ibram Brasília
Funarte - RJ
Fundação Casa de Rui Barbosa - RJ
Fundação Biblioteca Nacional - RJ
Museus vinculados ao Ibram:
Museu da Abolição (Recife/ PE)
Museu da Inconfidência (Ouro Preto/ MG)
Museu Imperial (Petrópolis/RJ)
Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro/RJ)Museu da República (Rio de Janeiro/RJ)
Comments