Embaixada Portugal promove oficina de encadernação
- Rodrigo Carvalho
- 1 de jul.
- 2 min de leitura
Cadernos são janelas para a intimidade. Escritores e artistas, ao longo da história, registraram seus pensamentos, angústias, descobertas etc. em páginas escritas à mão e quase sempre em tom confessional. Na exposição "Joana Vasconcelos: Fascinação", realizada pela Embaixada de Portugal, o visitante tem acesso à coleção “Cadernos da Minha Vida”, criados pela artista portuguesa, uma das mais consagradas do continente europeu. Os Cadernos de Joana Vasconcelos inspiram a Oficina de Encadernação, que será ministrada no próximo sábado, 5 de julho, na própria Embaixada de Portugal. A atividade tem entrada franca e será conduzida pelo artista visual e arte-educador Luan Chagas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas somente através do preenchimento de um formulário virtual. Como em todo primeiro sábado de cada mês, a exposição estará aberta à visitação e o local será animado pela presença de food trucks.
Durante três horas – das 11h às 14h –, cada participante será convidado a desenvolver um caderno pessoal, registrando seu próprio percurso criativo, explorando memórias, experimentações e conexões entre imagem e palavra. Assim como Vasconcelos utilizou seus cadernos para capturar ideias, esboços e inspirações ao longo dos anos, os participantes irão construir um arquivo de suas próprias investigações artísticas.
FACILITADOR - Luan Chagas, 25 anos, é artista visual, artesão e arte-educador. Graduando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB), atua como educador e mediador cultural no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Sua produção artística transita entre desenhos, pinturas e esculturas de inspiração naturalista.
JOANA VASCONCELOS
Conhecida por suas esculturas monumentais e instalações imersivas, nas quais descontextualiza e subverte objetos do cotidiano, propondo um olhar crítico da sociedade contemporânea com humor e ironia, Joana Vasconcelos é a mais jovem artista e primeira mulher a expor numa individual no Palácio de Versalhes, atraindo 1 milhão e 600 mil visitantes. A mostra foi a mais visitada em 50 anos e é considerada um marco histórico na França. Sua exposição no Museu Guggenheim de Bilbao também foi a terceira mais visitada da história do museu e sedimentou o nome da artista como um talento sólido da arte contemporânea. Ela já participou de mais de 900 exposições – sendo 165 individuais – e autora de 1.759 obras de arte.
FICHA TÉCNICA
Coordenação de produção: Virginia Manfrinato
Idealização e concepção: Alexandra Pinho
Fotografia: Joana França
Gestão administrativa: Clarice Magalhães
APOIOS
A exposição é uma realização da Embaixada de Portugal no Brasil, através do Instituto Camões, com o patrocínio da EDP, uma das maiores empresas do setor elétrico no mundo, a partir dos incentivos da Lei Rouanet, e copatrocínio da TdP – Turismo de Portugal. Idealização e concepção de Alexandra Pinho, ex-adida cultural da Embaixada de Portugal no Brasil e diretora do Camões Brasil; coordenação do projeto de Virginia Manfrinato.
SERVIÇO
Oficina de Encadernação
Data: 05 de julho
Horário: 11h às 14h
Local: Embaixada de Portugal no Brasil (Avenida das Nações, lote 02)
Inscrições: https://forms.gle/KdaJx99mGC3Wrewo8
EXPOSIÇÃO JOANA VASCONCELOS: FASCINAÇÃO
Visitação: até 15 de agosto de 2025, às quintas e sextas-feiras, das 11h às 16h, e no primeiro sábado de cada mês, das 11h às 16h, a partir de 8 de março
ENTRADA FRANCA
Informações:
E-mail: ccp-brasilia@camoes.mne.pt
Instagram: @camoes_brasil
Comments