top of page

Empreendedora inova com receita secreta e exclusiva de bolo de pão de queijo


Quem diria que os poucos ingredientes que o pão de queijo leva formariam uma mistura com tanta história e ancestralidade. Não se sabe ao certo a origem dessa iguaria, apenas que, antes de ganhar o mundo, ela se espalhou pelo Brasil via Minas Gerais, Estado onde é patrimônio cultural e imaterial. Pesquisadora gastronômica e apaixonada pela cozinha, a empreendedora Fabiana Martins juntou as receitas de pão de queijo das duas avós para criar a Polvilha – Delícias e Delírios, especializada em bolos de pão de queijo. Lançada este ano, a marca carrega em si toda a história familiar da criadora, que também inova enviando os produtos com poesias autorais.

Formada em design de moda e especialista em branding, Fabiana já havia empreendido com uma marca de bolos em 2016, mas não levou o negócio para a frente. Continuou cozinhando, claro, mas como hobby e forma de compartilhar momentos com a família e amigos. Mais recentemente, após um breve momento de lucidez de sua avó paterna, a Terezinha, que a questionou sobre os bolos, ela decidiu retomar o projeto. 

A receita do bolo de pão de queijo é uma mistura das receitas de pão de queijo (o tradicional) de suas avós, a vó Terezinha e a vó materna, Bolota (apelido da Aparecida). Fabiana também se inspirou na ideia de um chef de cozinha em um programa de televisão, que fez um pão de queijo em formato de bolo, só que usando muçarela, o que é considerado um “pecado” para os mineiros. Após meses de testes e misturas diferentes de ingredientes e quantidades, Fabiana chegou numa receita inédita e exclusiva de bolo de pão de queijo, com textura e sabor específicos para o formato. 

Daí pra frente, além do tradicional, ela criou mais três sabores: com goiabada cascão, com doce de leite ou com linguiça artesanal, quitutes bastante conhecidos na cozinha mineira. Os sabores salgados também vão bem com o "molhinho da vovó", receita da vó Terezinha, um molho de tomate levemente picante. 

“Cozinhar é uma forma de me reconectar com minhas raízes e, principalmente, com as mulheres da minha família, exemplos em minha vida. Minhas criações são as maneiras que encontro de preservar as lembranças que tenho delas. Costumo dizer que eu não cozinho só”, relata Fabiana, especialmente dedicando-se às memórias da vó Bolota e de sua mãe, Morgana, que faleceram quando ela tinha 11 e 21 anos, respectivamente.


Polvilho - do ingrediente ao verbo

Além da receita autoral de bolo de pão de queijo, os produtos da Polvilha são entregues aos clientes com poesias feitas pela própria Fabiana. Assim como a cozinha, a escrita é a forma que ela usa para se expressar e, por meio da Polvilha, ela compartilha esses pensamentos com o público.

A principal inspiração da autora, claro, é o polvilho. Muitas vezes relegado ao papel de coadjuvante na cozinha, a matéria-prima é tão importante que tem um verbo como derivado, o “polvilhar”. “Motivada por um dos meus escritores favoritos, Pablo Neruda, autor do Ode à Cebola, do livro Ode às Trivialidades, escrevi o Ode ao Polvilho. É com ele que pretendo dar o valor que o ingrediente merece na nossa culinária”, revela Fabiana. 


Serviço: Polvilha – Delícias e Delírios

Fornadas às quartas, sextas e sábados, via delivery


Comments


bottom of page