Empreendedores da panificação e confeitaria buscam soluções digitais para impulsionar as vendas
Procurando por aprendizado na área de marketing digital para impulsionar a venda de bolos e doces de festa por meio das redes sociais, a confeiteira Carla Carvalho saiu de São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ), para visitar a Fipan, maior feira de panificação e confeitaria do país e que acontece até hoje (26), em São Paulo (SP). “Sempre gostei de cozinhar”, conta ela, que montou seu bem-sucedido negócio há cinco anos, depois de participar do projeto “Tempero de Favela”, promovido pelo Sebrae-RJ. Foi graças à iniciativa que ela aprendeu sobre gestão financeira, precificação e aproveitamento de insumos.
A confeiteira Carla Carvalho saiu da Baixada Fluminense (RJ) para visitar a Fipan, maior feira de panificação e confeitaria do país. Foto: Túlio Vidal
Carla já tinha destino certo. Foi uma das várias pessoas que lotaram o estande tecnológico montado pelo Sebrae na Fipan 2024. Para a surpresa dela e dos visitantes, foram recebidos por um atendente virtual, dando início a uma jornada imersiva sob o mote “Pão, bytes e bolos – a receita digital para o sucesso”. No espaço, puderam conhecer mais sobre os programas UP Digital, focado em marketing e finanças, e Decola MEI, de apoio ao microempreendedor individual, ambos gratuitos. “Queremos conscientizar o empreendedor de que a inovação não precisa ser complexa, que existem soluções acessíveis para empreender de forma diferenciada e ampliar o alcance no mercado”, comenta Bruno Lopes, analista de Competitividade do Sebrae
O analista de Competitividade do Sebrae, Bruno Lopes, reforça que existem soluções inovadoras acessíveis para pequenos empreendedores. Foto: Túlio Vidal
O objetivo é chamar a atenção de micro, pequenos e futuros empreendedores do setor de alimentos e bebidas para o uso da tecnologia como aliada na gestão, na produtividade e nas vendas, seja em negócios on-line ou presencial.
A proposta entusiasmou também as confeiteiras Jaqueline Gomes Soares e Elaine Delfino, que vieram do Rio de Janeiro especialmente para visitar a feira. Todas trabalham em casa, separadamente, na produção de bolos, doces e salgados para festas e percebem a necessidade de dominarem ferramentas de marketing digital para aumentar o número de encomendas.
Jaqueline ficou animada com a proposta da “Alô Chefia”, startup convidada pelo Sebrae para apresentar sua inovadora ferramenta de gestão de estoque via Whatsapp.
“Nossa ideia é ser acessível. Os clientes interagem conosco enviando um áudio com o registro das compras de matéria-prima e contagem de produtos. A partir daí, o sistema da ‘Alô Chefia’ faz a gestão do estoque”, explica o CEO Vinicius Zenorini, que garante que 40% do lucro de negócios relacionados ao mercado de food service tem a ver com o controle efetivo do estoque.
A empresária Maria Beatriz Gualberto, proprietária da Artesanal Pães, em São Paulo, aprovou a ideia. “Achei interessante, especialmente porque permite que todos os colaboradores encaminhem as informações para o programa centralizar.”
Para Maria Beatriz Gualberto, soluções digitais são importantes, mas não substituem o relacionamento com o cliente. Foto: Tulio Vidal
Na visão dela, que montou a loja com o marido na praça de alimentação do Mercado de Santo Amaro, na zona Sul da capital paulista, há cerca de 1 ano e meio, soluções de tecnologia auxiliam na gestão e na organização dos produtos, mas não substituem o relacionamento com os clientes. “O contato pessoal é importante na venda, faz o cliente se sentir à vontade e conhecer a história dos produtos”, relata Maria Beatriz.
Mercado
O mercado de panificação registra dados impressionantes: somente entre janeiro e a primeira quinzena de junho deste ano, mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas no país, o que equivale a 130 padarias abertas diariamente. No estado de São Paulo, há 21.388 panificadoras cadastradas como MEI e, na capital, 15.557.
A Fipan é promovida pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão).
Commenti