top of page

Espaço Gastronômico Cultural Tabanka Brasil recebe a estreia do documentário experimental “Felicidade Contemporânea”


Nesta sexta-feira (26/01), estreia o projeto Cine Tabanka com o pré-lançamento do documentário experimental Felicidade Contemporânea. O curta-metragem dirigido por Patrícia Antunes conta a história de quatro mulheres que mergulham em suas próprias histórias em busca da substância que compõe o universo da felicidade nos dias de hoje. O evento de exibição começa às 20h no Espaço Gastronômico Cultural Tabanka Brasil, na Vila Planalto. Exibições extra nos dias 25 e 26, das 12h às 14h, no Restaurante Comunitário do Paranoá nos dias 29 e 30 de janeiro, das 12h às 14h, no Restaurante Comunitário do Itapoã. Os espaços contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.  Gratuito. Livre para todos os públicos.  

O filme, com duração de 29 minutos, foi/é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e apresenta uma reflexão sobre as transformações da felicidade, que ao longo dos tempos têm sofrido variações de acordo com os diferentes momentos da sociedade. Essas mudanças revelam como buscamos o sentido da vida em contraponto à representação da felicidade, seja ela fabricada nas redes sociais ou aquelas vendidas em pílulas.

“As pesquisas destacam a importância dessa discussão no contexto social. No entanto, a questão da felicidade ganha relevância na atualidade, mesmo que não obtenhamos uma resposta definitiva. Isso nos conduz a uma reflexão sobre o pensamento contemporâneo, onde a obsessão pela busca da satisfação imediata pode, paradoxalmente, levar a um vazio existencial”, destaca Antunes.

Dentro do cinema experimental, a diretora fez uma audição e escolheu quatro mulheres do meio artístico (as quatro são atrizes) que dão vida a suas histórias reais. São elas: Letícia Karen, Simone Borges, Letícia Fleury e Beatriz Santana. 

“Felicidade é um tema muito amplo. Mas, a minha reflexão me faz pensar em como o capitalismo se apropria de tudo. Inclusive, da felicidade. Há uma ditadura da felicidade e as redes sociais te dizem isso o tempo todo e as pessoas vão ficando infelizes. E hoje, fazendo este filme, vi o quanto as pessoas estão só e o quanto a vida comunitária faz falta”, ressalta Patrícia. 

Roteiro - Para construção da narrativa, a diretora teve como base o pensamento do sociólogo e filósofo francês Gilles Lipovetsky, conhecido por suas análises sobre a sociedade contemporânea e a cultura do consumo. O pensador afirma que vivemos em uma sociedade marcada pelo “hiperconsumismo”, na qual estamos com foco na busca incessante pelo prazer, conforto e satisfação imediata. 

Questionamos as normas sociais, o papel da mulher na sociedade, a invisibilidade dentro do ambiente doméstico, oferecendo um espaço para aprofundar as experiências, abrindo as telas para uma escuta atenta e uma construção que desafia as expectativas tradicionais do cinema narrativo.

Documentário

O documentário é uma experimentação que traz novos moldes criativos às convenções cinematográficas, onde o ponto de partida é trabalhar uma temática que se conecta com a experiência feminina, reverberando ao máximo os seus pensamentos, sentimentos e vivências. Mulheres que, sem se conhecer, se conectam ao espiral fílmico.

Para aprofundar mais sobre o assunto, a diretora e equipe propõem uma roda de conversa aberta ao público logo após a exibição, assim será possível discutir a experiência da produção do filme e as nuances que envolvem a felicidade contemporânea.

Além do Cine Tabanka, a produção também será exibida em restaurantes comunitários da cidade, as sessões têm entrada gratuita. As exibições no Paranoá ocorrerão nos dias 25 e 26, das 12h às 14h. Já no Itapoã, estão programadas para os dias 29 e 30, no mesmo horário. Todos os espaços contam com acessibilidade.

Diretora

Patrícia Antunes é cineasta, roteirista, coordenadora de festivais e psicóloga. Fundadora da Arte em Movimento, coletivo que realiza produções audiovisuais, artes visuais e consultoria para projetos e eventos. Patrícia Antunes realizou mais de cinco produções autorais, além de ter participado de diversas Mostras e Festivais de Cinema.

O filme “Felicidade Contemporânea” é a terceira experimentação nesse processo criativo, outras duas experiências foram realizadas anteriormente, uma entre 2008 e 2011, com o curta-metragem “Mulheres de 50”, e a outra entre 2015 e 2021, com o longa “Dia de Folga”.


Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Patrícia Antunes

Direção de Produção: Fabian Melo Franco

Direção de Fotografia e Câmera: Joanna Ramos 

Assistente de Direção e Montagem: Janú Ário Jr.   

Mulheres: Letícia Karen, Simone Borges, Letícia Fleury e Beatriz Santana. 

Som Direto e Desenho de Som: Santiago Contepomi

Trilha Sonora Original: Caji

Finalização: Petronio Neto


Serviços

Lançamento: Espaço Gastronômico Cultural Tabanka Brasil, Avenida Rabelo, nº 21 - Vila Planalto

Data: Sexta-feira, 26 de janeiro

Horário: 20 horas

Exibições extras:

Restaurante Comunitário do Paranoá nos dias 25 e 26, das 12h às 14h

Restaurante Comunitário do Itapoã dias 29 a 30, das 12h às 14h


Comments


bottom of page