Espetáculo do Grupo Pele sobre folclore: 'Inabitável', compõe programação gratuita de "50 anos do Espaço Cultural Renato Russo"
- Rodrigo Carvalho

- 5 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Em sua terceira temporada, terá a honra de fazer parte da programação de comemoração dos 50 Anos do Espaço Renato Russo, no mês de agosto, mês em que se comemora o dia Nacional do Folclore. A montagem é acompanhada por uma exposição fotográfica, enredo original e músicas brasileiras instrumentais, elementos estes que juntamente com o hibridismo de linguagem teatral da contação de histórias ajudam a montar a narrativa de forma leve e dinâmica.
" Há muito tempo, tanto quanto a própria aventura humana na Terra, este planeta vem sendo habitado por criaturas fascinantes. Pelos caminhos e descaminhos, na escuridão das cavernas ou sob a luz das estrelas, esses seres assustadoramente sensíveis, sempre conviveram em paz na imensidão de seus
territórios. Até que um dia o homem se imaginou maior do que tudo. O que era amplidão, passou a ser limite. Uma nova criatura devoradora surgiu das entranhas dos homens e desde então vem engolindo a beleza, o sagrado e a poesia. Esses Seres tiveram suas histórias silenciadas: tudo que lhes restou foram
algumas brechas. Forças opostas, refugiadas, obrigadas a dividir o mesmo espaço na tentativa de sobreviverem. O que antes era apenas um local inabitável para coexistência de ambos, torna-se um espaço inabitável para qualquer (re)existência.
Uma metáfora sobre a cultura popular e suas tradições sendo consumidas pela massificação cultural e essas vozes esquecidas pelo tempo. Assim como esses dois seres – que já não encontram mais local para se expressarem."
Coreografado e dirigido pelos bailarinos e acrobatas circenses Carlos Guerreiro e Catherine Zilá. A montagem é inspirada no folclore brasileiro - que como parte integrante da cultura de um povo, é considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.
Através dança contemporânea, contação de histórias, acrobacias de solo, aéreas e em um aparelho produzido exclusivamente para a montagem, o espetáculo narra a trajetória de dois seres fantásticos que perderam seus espaços para a criatura mais insaciável de todos os tempos: o homem. Dois seres com forças opostas, compartilham da mesma dor dos exilados e do mesmo espaço ao qual foram confinados. Em um mundo, cada vez mais inabitável essas criaturas descobrem que uma história não se conta sozinha e que a força de suas manifestações está na fala, no movimento e na memória.
SERVIÇO:
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
Endereço: Asa Sul Comércio Residencial Sul 508 Bloco A - Asa Sul, Brasília – DF Temporada III: 09 e 10 de agosto de 2024
Horários:
Sexta 21h00
Sábado 20h00
Ingresso: Entrada Franca (os ingressos poderão ser retirados 24 horas antes do evento através do Sympla da programação de 50 anos do Espaço Cultural).
Informações: 61. 9 99958510 (Catherine)/ 9 83217214 (Carlos)
Exposição Fotográfica: 09 e 10 de agosto de 2024
Classificação indicativa: livre.
Instagram: @peledancacirco
E-mail: peleciadedancaecirco@gmail.com










Comentários