top of page

Espetáculo “Eternos” debate sobre a fase da adolescência no Distrito Federal


A fase da adolescência, suas transformações comportamentais, biológicas, individuais e sócio-culturais. Em 2015, o dramaturgo Elmo Férrer se baseou nessa fase que envolve desejos, traumas, emoções, dentre tantos outros sentimentos, para criar a peça “Eternos”, uma obra da Cia Barril Produções.

Agora e com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal –FAC/DF, o espetáculo voltou quase 10 anos depois para debater sobre essa fase essencial da vida em escolas públicas do Distrito Federal e em apresentações para toda comunidade.  Após sucesso de estreia, ‘Eternos” retorna em cartaz nesse final de semana no sábado, dia 2 de novembro, às 17h e às 20h, e no dia 3 de novembro, domingo, às 19h, no CEU das Artes (QNM 28, Ceilândia). Depois, voltará em cartaz no dia 7 de dezembro, às 17h e às 20h, no Espaço Jovem de Expressão, que fica na Praça do Cidadão de Ceilândia. Haverá sessões com audiodescrição e tradução em libras para promover a acessibilidade. Gratuito. Não recomendado para menores de 12 anos. Mais informações via Instagram : @ciabarril e @raizde3_ .          

 O espetáculo que conta com direção de Márcia Duarte e Produção da Cia Barril Produções e Raiz de 3 relata a história de quatro jovens: Verônica, Mariana, Luiz e Fernando. Amigos ao longo de todo período escolar, eles prometem no último dia do último ano do Ensino Médio que nunca vão se afastar e sempre poderão contar uns com os outros. O combinado é selado por eles através de um pacto. Apesar das promessas, o tempo e a vida os levam para caminhos diferentes. O reencontro dos amigos se dá apenas 6 anos depois. A data é marcada na virada do século, do ano 1999 para o ano 2000 que, para algumas teorias apocalípticas, seria também o dia do fim do mundo.

Apesar de terem se reunido para juntos verem o mundo acabar, vão percebendo que não são mais as mesmas pessoas. Descobrem que ações do passado geraram consequências irreversíveis na vida de cada um deles. E assim, a ideia de fim do mundo acaba se tornando real. Mas não da maneira que esperavam, pela queda de meteoros, e sim pelo abalo drástico de suas estruturas pessoais e pelo desmoronamento da relação entre eles.

Em cena, os atores João Paulo Nascimento, Mila Ellen, Tauã Franco e Thaís Veloso dão vida a esses jovens que buscam se entender dentro da teia da adolescência e de seus múltiplos conflitos do que foi, do que é e do que virá.

“E esses personagens adolescentes vivem, ao mesmo tempo, um momento de muitas dúvidas, conflitos e questionamentos que nem sempre recebem a devida atenção. O fato é que todas estas questões podem gerar inúmeras consequências no processo de formação destes jovens. Impactos que vão reverberar ao longo de toda vida adulta. E é sobre essas marcas deixadas pela adolescência que se trata o espetáculo”, destaca o dramaturgo Élmo Ferrer sobre a importância do tema e da circulação, principalmente para regiões periféricas e sem acesso a Arte.

A peça já passou em 2024 por nove apresentações em Escolas Públicas do Distrito Federal. Agora, volta para toda comunidade e em sessões com acessibilidade.

 

Confira sessões com acessibilidade:

Audiodescrição

- 02/11, sessão das 17h

- 07/12, sessão das 17h

 Libras

- 02/11, sessão das 17h

- 07/12, sessão das 17h

 

Ficha Técnica:

Cia Barril Produções apresenta: “ETERNOS”

Texto: Elmo Férrer

Direção: Márcia Duarte

Elenco: João Paulo Nascimento; Mila Ellen; Tauã Franco e Thaís Veloso.

Produção: Cia Barril Produções e Raiz de 3

Trilha Sonora: Mar Nóbrega

Cenografia: Áquila Silver

Concepção de Iluminação: Tauana Barros

Operação de Iluminação: Sabrina Leandro

Figurino: Mila Ellen

Preparação Corporal e Vocal: Márcia Duarte

Assistência de Direção: Elmo Férrer

Assistência de Produção: Flávia Campos

Designer Gráfico: Lorena da SKY

Fotografia: Bella Montiel

Cinegrafista: Tuca

Gestão Administrativa: Anderson Floriano

Assessoria de Comunicação e Imprensa: Clara Camarano

Audiodescrição: VisualSense

 

Serviço: Espetáculo “Eternos” debate sobre a fase da adolescência no Distrito Federal

- 02 de nov de 2024 (sáb) - CEU das Artes (QNM 28, Ceilândia) - 17h e 20h

- 03 de nov de 2024 (dom) - CEU das Artes (QNM 28, Ceilândia) - 19h

- 07 de dez de 2024 (sáb) Jovem de Expressão (Praça do Cidadão, Ceilândia) - 17h e 20h

Classificação Indicativa: 12 anos

Gratuito

(Ingressos disponíveis 1h antes de cada sessão, na entrada do teatro)

Mais informações via Instagram : @ciabarril e @raizde3_ .          


Comentarios


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page