Estão abertas as inscrições para o “Geração PRO”, programa de capacitação gratuito oferecido por Senac-DF e L'Oréal Produtos Profissionais
Nesta terça-feira (01), o Senac-DF anunciou a abertura das inscrições para o programa de capacitação em beleza para jovens “Geração PRO”, realizado em parceria com L’Oréal Produtos Profissionais, divisão profissional do Grupo L’Oréal no Brasil.
O programa tem como objetivo capacitar 300 jovens, entre 18 e 29 anos, na profissão de cabeleireiro no período de 18 meses. Neste início, serão oferecidas 90 vagas gratuitas, divididas em seis turmas (manhã, tarde e noite).
Vale ressaltar que 50% dessas vagas são destinadas a grupos prioritários, entre eles: pessoas de famílias em situação de pobreza; mulheres vítimas de violência doméstica; mulheres que sejam chefes de família; pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e pessoas LGBTQIAP+.
As inscrições vão até 22 de outubro e as aulas têm previsão de início em novembro. Elas serão ministradas no novo Polo de Educação Profissional do Senac-DF, que será inaugurado no mês que vem, no Shopping Conjunto Nacional.
Cresce número de jovens “nem, nem” no Brasil em 2024
Um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado neste ano, revelou que o número de jovens entre 14 e 24 anos que não estudam nem trabalham cresceu no Brasil, somando 5,4 milhões de pessoas.
Hoje, 17% da população brasileira é composta por jovens entre 14 e 24 anos, o que equivale a mais de 34 milhões de pessoas. Entre elas, 49% são mulheres e 60% são negros.
Quando olhamos para o perfil de jovens desocupados, 60% são mulheres. Cenário, este, que se repete no cenário mundial, em que 2 a cada 3 jovens desocupados são mulheres.
Mesmo para aqueles que já estão no mercado de trabalho, há ainda a barreira da informalidade. 45% dos jovens ocupados hoje no Brasil estão em posições informais, número maior que a média nacional, de 40%. A nível global, mais da metade dos jovens trabalhadores estão em empregos informais.
Dado esse cenário, o programa Geração PRO surge como uma oportunidade de inclusão produtiva das juventudes no país, garantindo qualificação profissional em um dos setores de maior destaque no Brasil, o de beleza. Além disso, visa contribuir também para o desenvolvimento do setor, uma vez que 44% dos salões relatam dificuldades em encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho.
O Geração PRO conta com o apoio do Sindicato dos Salões, Institutos e Centros de Beleza, Estética do Distrito Federal (Simbeleza-DF) e da Rede Hélio, de salões de beleza locais, que tem como compromisso apadrinhar parte desses alunos em seu corpo de profissionais.
Posts Relacionados
Ver tudoDe 14 de novembro e 14 de dezembro, Brasília será palco de uma série de encontros entre artistas consagrados no país e no exterior. O...
No próximo 12 de outubro, o Alameda Shopping convida as famílias para uma celebração especial do Dia das Crianças, marcada pela diversão...
A Fundação Getulio Vargas recebe inscrições para o processo seletivo de todas as suas escolas, visando o preenchimento total de 1.449...
Comments