top of page

"Estratégia da Magia" pode transformar clientes em verdadeiros entusiastas de uma marca


No mundo dos negócios, a arte de encantar clientes revela-se crucial para o êxito de qualquer empreendimento. Em meio à complexidade desse desafio, surge a “Estratégia da Magia”, uma abordagem que coloca o coração dos negócios nas relações humanas, destacando-se ao elevar o foco não apenas nos produtos e serviços, mas na criação de experiências memoráveis.

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, a mágica acontece quando empreendedores passam a compreender que estão lidando com pessoas. “Todos os clientes e funcionários são seres humanos, e a estratégia da magia surge, justamente, como uma abordagem centrada em reconhecer a singularidade de cada indivíduo, entendendo a importância de estabelecer conexões verdadeiras”, revela.

Propósito e cultura são a base para resultados de longo prazo

Para o especialista, o propósito e a cultura são as fundações sobre a qual toda a estratégia da magia se sustenta. “Não se trata apenas do que uma empresa faz, mas sim do impacto que suas ações têm na vida das pessoas. O propósito vai além do empreendedor e sua marca, envolvendo a transformação gerada pelos produtos, o legado deixado e o impacto positivo na sociedade”, pontua.

Gestão de pessoas

Slivnik acredita que a gestão de pessoas é a estrutura que protege a organização, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento humano. “Contratar bem, treinar adequadamente e tratar com respeito são pilares fundamentais dessa gestão”, declara o especialista.

Para o vice-presidente da ABTD, contratar atitudes em vez de apenas competências técnicas é o primeiro passo. “Observar comportamentos alinhados à cultura estabelecida, além de buscar colaboradores com brilho nos olhos e sede de aprendizado são movimentos essenciais. No mundo dos negócios, muitas vezes, a disposição para aprender supera o conhecimento prévio”, relata.

O treinamento, por sua vez, vai além da transmissão de habilidades técnicas. “É uma oportunidade de integrar os colaboradores à cultura da empresa, proporcionando compreensão sobre o DNA organizacional. No entanto, esse processo contínuo deve incluir tanto abordagens formais, quanto informais, tornando o momento de aprendizado mais descontraído em alguns casos”, pontua.

Transformando processos em experiências memoráveis

De acordo com o especialista, o encantamento vai além do simples atendimento. “Fidelizar clientes é importante, mas gerar lealdade é ainda mais significativo. Avaliar constantemente, investir em engajamento, transformar problemas em oportunidades, praticar a empatia e estabelecer uma conexão emocional são os pilares fundamentais do processo de encantamento”, revela.

Slivnik vê a Estratégia da Magia como um convite para que as empresas transcendam o ordinário e se destaquem na criação de experiências excepcionais. “Ao entender e valorizar as pessoas, estabelecer propósitos e cultivar uma cultura positiva, as organizações estão se aproximando dos clientes e pavimentando o caminho para o sucesso”, finaliza.

 

Sobre Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando-FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston/EUA). 

Para mais informações, acesse o site oficial.


Posts Relacionados

Ver tudo

O “Espaço Inovação & Negócios no Campo”

Consagrada como um dos principais eventos do agronegócio nacional, a AgroBrasília inicia sua 15ª edição na terça-feira, 21 de maio. A feira ocupa o posto de maior evento do setor no Planalto Central e

Comments


bottom of page