top of page

Estudante de Sobradinho, Lucca Santos Aguilar, alcança nota máxima na redação do Enem 2023

Lucca Santos Aguilar, um jovem morador de Sobradinho com 17 anos, tornou-se o único estudante do Distrito Federal a atingir a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Em todo o país, apenas 60 candidatos conseguiram essa façanha no exame.


Aluno do Leonardo da Vinci, localizado na Asa Norte, Lucca recebeu a notícia enquanto almoçava com a família em casa. "Não conseguia acreditar de primeira, por isso conferi três vezes antes de comemorar e contar a novidade aos meus amigos. Não esperava tirar nota mil, pois durante o ano letivo não obtive esse resultado em nenhum simulado. Foi uma surpresa muito boa", relata o rapaz.


Lucca sempre teve afinidade com a escrita, dedicando-se a cartas, crônicas, contos e poesias. Além disso, ele explorou a escrita acadêmica ao participar de projetos como a Iniciativa Logos e o programa júnior da Academia de Ciências de Nova York.


O estudante planeja cursar Engenharia de Computação na Universidade de Brasília e, apesar de sua excelente pontuação, não tinha a redação como foco principal. "Busquei concentrar meus estudos em matemática e ciências da natureza, já que são as matérias com maior peso para o meu curso. Estudava redação nos fins de semana, lendo produções nota mil de outras edições do Enem, pesquisando repertórios e analisando possíveis temas".


A redação de 2023 abordou o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". Para Lucca, o assunto foi extremamente relevante considerando o contexto nacional. "Foquei em destacar como o trabalho de cuidado é amplamente desvalorizado, mesmo desempenhando uma função crucial na sociedade. Muitas donas de casa e cuidadoras ouvem coisas como 'você não pode estar cansada, nem trabalha!'", detalhou.


"Além disso, argumentei que o trabalho de cuidado, assim como qualquer outra ocupação, não deve impedir o desenvolvimento pessoal das mulheres e não deve prejudicar seus estudos", completou. Apesar da felicidade com a conquista notável, Lucca expressou tristeza ao observar que poucos estudantes, especialmente em escolas públicas, alcançaram a mesma pontuação.


Os planos do aluno não se limitam à graduação. Após concluir o curso, Lucca planeja continuar seus estudos com mestrado e doutorado. Com interesse na área de tecnologia e seus impactos sociais, ele almeja trabalhar com o desenvolvimento de inteligências artificiais educacionais ou tecnologias médicas.


Comments


bottom of page