top of page

Evento de estreia do documentário “O chamado do cacique: herança, terra e futuro” acontece na próxima terça-feira, em Brasília


No dia 23 de abril, será lançado o novo documentário do cacique Raoni, na Caixa Cultural Brasília, com a presença do chefe do povo indígena Mebêngôkre (Kayapó), líderes indígenas e representantes do governo brasileiro. O evento é gratuito, com exibição das 18h às 22h, sujeito à lotação máxima da casa. O documentário celebra a jornada do cacique Raoni em defesa dos direitos humanos, ao mesmo tempo que destaca a oportunidade de diálogo entre os povos indígenas e não indígenas.

 

O filme foi gravado durante a reunião organizada em julho do ano passado pelo cacique Raoni Metuktire, chefe da etnia Kayapó, que uniu povos indígenas na aldeia Piaraçú, no Mato Grosso, em prol do futuro do planeta. A produção também ilustra as histórias pessoais que revelam a importância dos povos originários e trata das ameaças aos seus direitos e cultura. Além disso, aborda a transição para uma nova geração de líderes e o surgimento de lideranças das mulheres indígenas.

 

De acordo com Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e diretor do documentário, durante a produção do documentário, ele explica ter sentido a força da ancestralidade dos povos indígenas. “Durante os cinco dias que passamos em Piaraçu – num evento com mais de 800 indígenas, que nem o calor de 46 graus conseguiu atrapalhar, ficou clara a relação íntima que os povos originários mantêm com seus territórios, o que explica porque eles são tão essenciais para que o país e o mundo se adaptem às mudanças climáticas”.

 

No evento de lançamento, serão exibidas outras produções audiovisuais de artistas indígenas: “Artesanato” (Are Yudja), “Memórias nas coisas do vovô” (Matsi Waura Txucarramãe, Kokokaroti Txukahamãe Metuktire, Kaiani Trumai) e “Menire djapej: o trabalho das mulheres” (Kokokaroti Txukahamãe Metuktire, Nhakmo Kayapó, Nhakpryky Metuktire, Bepunu Kayapó).

 

Clique aqui e confira o trailer do minidocumentário.

 

Serviço:

Evento de estreia do documentário “O chamado do cacique: herança, terra e futuro” 

Data: 23 de abril de 2024

Horário: 18h às 22h

Local: Caixa Cultural Brasília – Lotes 3/4, SBS Q. 4 – Asa Sul, Brasília – DF*O evento é gratuito e não requer inscrição, mas está sujeito à lotação máxima da Caixa Cultural Brasília 

 


Posts Relacionados

Ver tudo

Komentar


bottom of page