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Executiva explica por que empresas precisam aplicar pesquisa de satisfação e dar feedback

Uma comunicação clara e transparente é essencial para que todos saibam o que acontece na empresa e o que precisa ser melhorado. Isso vale para todos os lados, líderes e liderados. Mas como tornar isso possível?

De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, existem duas ferramentas que qualquer empresa precisa aplicar de forma periódica. “Uma delas é a pesquisa de satisfação, que ajuda a entender algumas coisas que as pessoas não falariam abertamente; e outra é o feedback. Para ambas, há formas corretas e assertivas de fazer”, explica. 

Para Carla, a pesquisa de satisfação pode ser aplicada a cada seis meses, em média, e nela devem constar todos os pontos importantes relacionados à empresa. “Você pode fazer perguntas sobre tudo, do ambiente às ferramentas e lideranças. É preciso dar esse espaço para as pessoas escreverem o que elas não conseguem falar. Muitas vezes, elas comunicam até coisas que passam despercebidas, como a falta de  um “bom dia” de um chefe. E aí você pode observar se determinados comentários são gerais, o que demonstra uma necessidade de melhoria”, orienta. 

A executiva sugere que a pesquisa de satisfação seja preparada de forma online através dos sites relacionados disponíveis na internet, muitos até gratuitos. “O link não deve ter a identificação dos colaboradores, a não ser que a empresa seja muito grande. Neste caso, vale ao menos identificar setor ou unidade para que, depois, as lideranças também possam ser identificadas. Se houver muitas pessoas reclamando sobre o mesmo problema, é algo que você terá que resolver de alguma forma”, diz Carla. 

A vice-presidente do SERAC lembra que as lideranças também precisam ser avaliadas e conta que, até hoje, os nomes da diretoria, vice-presidência e presidência aparecem em todas as pesquisas de satisfação da empresa. “Consideramos muito importante. Às vezes, o pouco contato que as pessoas têm com você aparece de alguma forma. E é nessa hora que você consegue ver se os valores enxergados estão compatíveis com o que você quer entregar”, acredita.

Outra ferramenta crucial para manter uma comunicação clara é o feedback. Segundo Carla Martins, ele deve ser formal, agendado e pode durar cerca de meia hora. “O feedback faz com que os colaboradores se sintam acolhidos porque você está querendo que eles se desenvolvam. Eles se sentem importantes porque você, como líder, está usando seu tempo para isso; e ele é importante para manter o time engajado, sonhando o mesmo sonho que você”, menciona.

Confira três passos mencionados por Carla Marins para dar um feedback assertivo para os colaboradores:

  1. Preparação - “É importante identificar os pontos a melhorar, levando históricos em detalhes de situações que ocorreram. Se você não estava lá, mas algumas pessoas comentaram o que a pessoa fez, cite data, horário e pontos principais para realmente mostrar que tem todas as informações e ganhar confiança para ouvir a outra parte também. É assim que você ajuda e dá um feedback assertivo”, aconselha. 

  2. Ressalte pontos fortes e cite os pontos a melhorar de forma objetiva - “Um feedback deve ser algo direto, começando com a citação do que a pessoa tem de bom. Só depois diga o que precisa ser aprimorado, seja na parte técnica ou comportamental. Ouça o que a pessoa tem a dizer e explique que, se ela melhorar, poderá ter ganhos também. Além disso, é importante mostrar que o plano de carreira precisa ser pensado pela própria pessoa e não é uma responsabilidade apenas da empresa”, afirma a executiva.

  3. Assegurar que comunicação foi efetiva - Carla menciona que, após uma reunião de feedback, é recomendável perguntar o que o colaborador entendeu. “Isso ajuda a checar se a comunicação do gestor foi realmente assertiva e se o entendimento do funcionário foi eficaz. Eu geralmente anoto os pontos fortes mencionados pelas pessoas e os pontos nos quais ela deve melhorar”, finaliza. 


Sobre Carla Martins:

Carla Martins é  vice-presidente do SERAC. Atende grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios. Possui qualificação e acredita muito no poder de gestão de negócios e no empreendedorismo feminino.

Como Vice-Presidente do SERAC busca direcionar novos empresários a alcançarem o próximo nível com soluções contábeis, jurídicas e de gestão, impactando positivamente vidas de clientes, parceiros, colaboradores, amigos e familiares. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós graduada em Big Data e Marketing. @soucarlamartins 

 

Sobre o SERAC:

O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.500 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.

Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Joel Jota, Caio Carneiro e Thiago Nigro, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac


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