top of page

Festivais no Brasil: o que atrai multidões para grandes shows?

Os festivais têm desempenhado um papel significativo e crescente na cultura brasileira, atraindo multidões com vontade de vivenciar momentos únicos. Mas o que realmente leva tantas pessoas a participarem desses eventos, mesmo debaixo de condições adversas como fortes temperaturas ou chuva? Para a diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, Vanessa Chiarelli Schabbel, grandes festivais proporcionam experiências que as pessoas normalmente não teriam em seu cotidiano: desde o acesso a artistas renomados até momentos inesquecíveis, oferecendo um ambiente onde as pessoas podem se desconectar da rotina.


 

"O público começa a viver a experiência de um grande evento desde seu anúncio, criando expectativas até o grande dia. Festivais como o Rock in Rio e o The Town são mestres em elaborar essa atmosfera", afirma a especialista. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Produtores de Evento (Abrape), o setor de eventos registrou um aumento de 46,6%, sendo o maior gerador de empregos no Brasil em 2023. Além do setor de turismo que só em São Paulo movimentou uma quantia recorde de R$ 289,6 bilhões ao longo do ano passado, um crescimento de 28,7% em relação a 2022, representando 9,3% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado. 

Segundo a especialista da Bop Comunicação Integrada, outro elemento que torna os grandes festivais tão relevantes é o senso de comunidade e pertencimento que eles proporcionam. "Os frequentadores muitas vezes se identificam não apenas com a música, mas também com a atmosfera de celebração que acontece. A oportunidade de compartilhar momentos especiais com amigos e desconhecidos, cria laços inesquecíveis." Essa atmosfera, aliada à variedade de atividades complementares, como performances artísticas, instalações visuais e gastronomia diversificada, contribui para criar um ambiente envolvente, além de proporcionar oportunidades para descobrir novos talentos e explorar tendências musicais.

 

Também não se pode ignorar o papel das redes sociais e da cultura de compartilhamento na popularização dos festivais. O desejo de registrar momentos marcantes nas plataformas digitais motiva os participantes a buscarem experiências que gerem conteúdo visualmente impactante de ser publicado, impulsionando ainda mais a presença e a relevância. "Viver experiências diferentes do dia a dia é um ganha-ganha, tanto para o consumidor quanto para a marca", conta Vanessa.

Comments


bottom of page