Festival de Brasília prorroga inscrições para oficinas e ações de mercado para o dia 15 de novembro
O Festival de Brasília de Cinema Brasileiro chega à sua 57ª edição apresentando uma programação formativa conectada às demandas do mercado audiovisual do DF e nacional. As inscrições para seis oficinas e nas rodadas de negócio e mentorias para pitchings do Ambiente de Mercado foram prorrogadas para até o dia 15 de novembro. As inscrições são gratuitas, e estão abertas ao público desde o dia 29 de outubro, através do site festcinebrasilia.com.br.
Em 2024 o festival inova ao pensar em atividades voltadas às revoluções digitais no audiovisual, abraçando pautas como o desenvolvimento em IA, jogos digitais, animação e produção virtual. As oficinas foram criadas para atender a todas as idades e a diferentes estágios de maturidade profissional, e acontecem no Cine Brasília, faculdade IESB (Asa Sul), Jovem de Expressão (Ceilândia) e uma delas é virtual.
Nas Rodadas de Negócio, 19 representantes de canais, produtoras e distribuidoras importantes do mercado nacional participarão de reuniões de negócio com realizadores e produtores do Distrito Federal e todo Centro-Oeste. Entre eles estão canais como Warner Bros Discovery, Globo (Globonews, Globoplay), Canal Brasil, Canal Curta!, distribuidoras como a Embaúba Filmes, Downtown Filmes, O2 Filmes e Descoloniza Filmes, e produtoras como a Vitrine Filmes, Gullane e Boutique Filmes.
Nas mentorias para pitchings oito produções do DF em desenvolvimento ou finalização serão orientadas pelo diretor de cinema e TV, Victor Lopes (Fausto Fawcett na Cabeça), vencedor de mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. O objetivo é construir um pitching de vendas a ser apresentado para players convidados ao festival, ampliando oportunidades de negócios para o audiovisual candango, com direito a prêmios de parceiros.
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é correalizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e o Instituto Alvorada Brasil, com apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
OFICINAS
Na 57ª edição do Festival de Brasília são realizadas seis oficinas, sendo cinco presenciais e uma online, nos temas de assistência de direção, atuação infantil, produção audiovisual para o público infanto-juvenil, animação e jogos digitais, audiovisual com IA e produção virtual para o audiovisual. Com inscrições gratuitas abertas até 15 de novembro pelo site festcinebrasilia.com.br, os selecionados serão informados por e-mail até o dia 20 de novembro. Confira as atividades:
Programação das Oficinas (30 de novembro a 7 de dezembro)Inscrições gratuitas pelo site festbrasilia.com.br até 15 de novembro.
Oficina Meu Pequeno Ator: Método de Atuação Audiovisual para Pais e Filhos, com Nanda Rocha e Larissa Mauro
30 de novembro (a partir das 14h) e 1 de dezembro (a partir das 9h), no Cine Brasília.
A oficina visa preparar de forma lúdica e divertida atores mirins e seus responsáveis para o mercado audiovisual e oferece uma vivência prática do processo de produção de uma cena gravada. Serão dois dias de muita diversão e aprendizado, onde serão abordados os princípios básicos da atuação para câmera, técnicas de enquadramento, jogos lúdicos de improviso, imaginação, comunicação, relação, escuta ativa, análise de texto, construção de personagens e direção de atores.
Oficina de Criação de Obras Audiovisuais para o Público Infantojuvenil, com Janaína Tokitaka
2 a 5 de dezembro, a partir das 9h, de forma virtual.
Nesta oficina com exposições teóricas e exercícios práticos, os participantes se debruçam sobre o universo audiovisual para infância e adolescência. Serão analisadas obras exemplares infantojuvenis em diversas linguagens: live action, animação tradicional e animação 3D. Nos exercícios práticos, os alunos entrarão em contato com aspectos criativos próprios do recorte, como construção de universo e personagens, tendo como produto final, uma mini bíblia de série ou longa-metragem infantojuvenil e autoral.
Oficina de Audiovisual com Inteligência Artificial, com Victor Lima e Mike Araujo
3 e 4 de dezembro, a partir das 13h30, no Jovem de Expressão da Praça do Cidadão, Ceilândia
O objetivo é demonstrar como a IA pode ser utilizada desde a geração e criação de roteiros e prompts até a edição de vídeo, manipulação de áudio e automatização de efeitos sonoros. Ao longo da oficina, os participantes terão a oportunidade de criar roteiros com o auxílio da IA, aprender a gerar prompts personalizados, inserir efeitos sonoros de forma automatizada e explorar ferramentas de edição de vídeo que facilitam o trabalho criativo
Oficina de Produção Virtual, com Diogo Costa Pinto
4 a 6 de dezembro, a partir das 14h, no IESB (Asa Sul)
A atividade aborda o histórico das tecnologias de produção virtual, suas transformações e avanços até os dias de hoje. Aprenda o básico da Unreal Engine (ferramenta de criação em 3D) para criar ambientes de simulação cinematográfica, essenciais para planejar cenas e compartilhar com os departamentos técnicos antes das filmagens.
Oficina de Desenvolvimento Visual e Criação de Portfólio para os Mercados de Animação e Jogos Digitais, com Monique Alencar
5 a 7 de dezembro, a partir das 14h, no Cine Brasília
Focada nos mercados de animação e jogos digitais, a oficina trabalha aspectos do processo criativo para estas áreas, da pesquisa à técnica necessária para dar vida a ilustrações que compõem o desenvolvimento visual para estes formatos. A atividade também foca na criação de portfólio de destaque para atuação nestes mercados.
Oficina Assistente de Direção: Porque Alguém tem que Manter a Ordem no Caos Criativo do Set, com Bartolomeu Luiz
5 a 7 de dezembro, a partir das 9h, no Cine Brasília
Aprenderemos como transformar roteiros em cronogramas eficientes, organizar planos de filmagem e coordenar equipes sem perder o bom humor (ou a sanidade). Com exercícios práticos e análises de projetos reais, os participantes terão a chance de desenvolver habilidades essenciais para garantir que o filme aconteça, mesmo quando o caos criativo tenta roubar a cena.
RODADAS DE NEGÓCIO
Em 2024, o mercado audiovisual do Centro-Oeste pode aguardar um Ambiente de Mercado ainda mais potente, composto por 19 players convidados de todo o país, além de produtores e realizadores com projetos audiovisuais em diferentes estágios (do desenvolvimento à fase de distribuição), em busca de oportunidades de negócios com canais de TV, streaming, distribuidoras, agregadoras e produtoras audiovisuais. As inscrições também estão abertas até 15 de novembro, em formulário disponível no site festcinebrasilia.com.br. Confira os players confirmados até o momento:
Canal Brasil: Camila Lamha, coordenadora de Aquisição de Conteúdo e Projetos
Livres Filmes: Carla Osório, sócia da distribuidora
Embaúba Filmes: Daniel Queiroz, diretor da distribuidora, e Pedro Tinen, braço internacional da distribuidora
Academia De Filmes: Eduardo Raccah, produtor Criativo Executivo da distribuidora
Warner Bros. Kids & Animation: Gabriela Sarmento, coordenadora de Produções Originais do Brasil
Brasiliana TV: Guilherme Carréra, coordenador do canal
Globonews: Ledu Garcia, coordenador de documentários do canal
Vitrine Filmes: Letícia Friedrich, diretora geral da distribuidora
Downtown Filmes: Marceli Moreira, Jurídico e Comercial da distribuidora
Sofá Digital: Marcelo França Mendes, Acquisition & Sales da plataforma
Boutique Filmes: Tiago Mello, Produtor Executivo e Sócio da plataforma
Descoloniza Filmes: Ibirá Machado, diretor da distribuidora
Warner Bros Discovery: Bárbara Neto, executiva de Desenvolvimento de Conteúdos Serializados de Ficção
O2 Play: Ghutyara Moreira, gerente de aquisições e vendas da distribuidora
Gullane: Daniela Aun, produtora Executiva da produtora
Globoplay Documentários: Lucas Studart, analista de Conteúdo
Globoplay: Marina Reginato, analista Sênior de Conteúdo
Olhar Filmes: Paula Gomes, diretora geral/cofundadora da produtora
MENTORIAS PARA PITCHINGS
As mentorias preparatórias para os pitchings são destinadas exclusivamente a oito projetos de longa-metragem selecionados pelo ministrante, e oferecem uma oportunidade única para aprimoramento de apresentações e maximização dos potenciais de captação de recursos para os selecionados. Interessados devem se inscrever até 15 de novembro através do site festcinebrasilia.com.br. . Os selecionados receberão um aviso via e-mail.
Os projetos selecionados receberão consultoria/orientação do diretor e produtor Victor Lopes, que foca em técnicas de comunicação, estruturação de pitch e estratégias para atrair parceiros e investidores. Após a formação, os projetos participarão dos pitchings abertos na programação do Ambiente de Mercado do Festival de Brasília, tendo a oportunidade única de apresentar seus pitches para os players convidados desta edição e concorrer a prêmios oferecidos pelos parceiros Projeto Paradiso, Rio2C e Stone Milk.
O orientador Victor Lopes é diretor e teve passagens na televisão por meio de programas e séries nos canais Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, Multishow, Futura, e Rede Globo. Também já foi roteirista, produtor e professor de Cinema e TV na Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro e titular da cadeira de Desenvolvimento de Projetos e Pitching dos cursos de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas e da Puc-Paraná.
Além disso, dirigiu o curta-metragem Bala Perdida e os longas Língua, Vidas em Português, Eliezer Batista, As Aventuras de Agamenon, O Repórter, Serra Pelada, A Lenda da Montanha de Ouro, Betinho, A Esperança Equilibrista e Fausto Fawcett na Cabeça, vencedores de 47 prêmios nacionais e internacionais com um milhão de espectadores nos cinemas.
GESTÃO COMPARTILHADA
Entre junho e julho de 2024, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal abriu processo para selecionar uma entidade interessada em assumir por três anos consecutivos a gestão compartilhada do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais longevo festival de cinema do país.
O Instituto Alvorada Brasil foi vencedor na seleção, com a missão de cultivar o protagonismo nacional e internacional do festival até o fim de 2026, atualizando o evento às questões emergentes que pautam o audiovisual brasileiro. A gestão continuada por um triênio foi celebrada pela comunidade audiovisual do DF por permitir que seja estabelecido um fluxo de continuidade nas ações do evento.
Serviço – Oficinas, Rodadas de Negócios e Mentorias para Pitchings da 57ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Período de inscrições: 29 de outubro a 15 de novembro de 2024, às 23h e 59 min.
Resultado: até 20 de novembro os selecionados serão contatados por email
Formulário de inscrição em festcinebrasilia.com.br
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