Festival de Memória LGBT+ ocupa o Cine Brasília
O evento, que é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF acontecerá, de 18 a 20 de outubro,na 106/107 Sul. A abertura será na sexta-feira (18), às 19h e toda a programação é gratuita e aberta para todos os públicos. Classificação por filme/atividade e mais informações estão disponíveis no Instagram do Festival: @festivaldememorialgbt.
Segundo a idealizadora e coordenadora do Festival, Bruna Penha, a ideia do evento é a de criar um espaço intergeracional de intercâmbio de experiências, por meio da produção artística e cultural dos últimos 40 anos, além de valorizar as histórias de vida como narrativas memoriais e patrimônio imaterial.
“O festival trará uma década como tema para cada dia - 1970 na sexta - feira, 1980 no sábado e 1990 no domingo. Os filmes, os debates e as apresentações musicais têm como referência a década-tema do dia e os interstícios históricos, políticos, memoriais e culturais entre elas”, destaca Penha.
A primeira mesa “Lampião da Esquina e Operação Sapatão” terá mediação de Silvia Badim e participação de Rita Quadros e Paula Silveira-Barbosa; A segunda, “Brasília Entendida”, será mediada por Bruna Penha e contará com a participação de Melissa Navarro e Felipe Areda. Já a mesa “Políticas Públicas” terá participação de Ruth Venceremos, Ludmylla Santiago e Rafael Aguiar e será mediada por Bruna Penha.
Os pockets shows de tributo a Tuca, com Haynna e Dani da Silva, e a Cássia Eller, com Anna Moura, e a discotecagem do projeto Eixona compõem a programação musical do Festival.
Os filmes exibidos serão o curta-metragem documental “Ferros’s Bar”, dirigido por Rita Quadros, Nayla Guerra, Aline A. Assis, Fernanda Elias, o documentário “Cassandra Rios, a Safo de Perdizes” com direção de Hanna Korich e o documentário “Meu Amigo Claudia”, do diretor Dácio Pinheiro.
“Ferro’s Bar” aborda o levante protagonizado por ativistas lésbicas no bar paulista, no início da década de 80, e que hoje é conhecido como o Stonewall brasileiro.
“Cassandra Rios, a Safo de Perdizes” fala sobre a escritora Cassandra Rios, que nos anos 70 causou polêmica ao abordar a homossexualidade em suas obras, sendo perseguida sob alegação de pornografia.
Já “Meu Amigo Cláudia” retrata a trajetória de Claudia Wonder (1955-2010), uma das artistas mais importantes da cena underground brasileira durante as décadas de 80 e 90. Transexual que ficou conhecida por suas performances e apresentações musicais na noite de São Paulo, Wonder também ganharia notoriedade por sua militância pela diversidade sexual.
O festival conta com a produção da Mirada Coletiva, organização de Lélia de Castro e Nina Barreto, que realiza e elabora projetos vinculados à população LGBTI+.
Confira programação por dia:
Dia 18/10 (sexta-feira)
19h Abertura do Festival
Exibição do filme - Ferro’s Bar (25 minutos)
19h Feira de empreendedorismo LGBT+
20h Mesa de Contação: Lampião da Esquina e Operação Sapatão
Mediação: Silvia Badim
Convidades: Rita Quadros e Paula Silveira-Barbosa
21h Pocket Show: Haynna canta Tuca!
Dia 19/10 (sábado)
18h Exibição do filme - Cassandra Rios: a safo de Perdizes (Duração: 1:02:30)
18h Feira de empreendedorismo LGBT+
19:10h Mesa de Contação: Brasília Entendida
Mediação: Bruna Penha
Convidades: Melissa Navarro e Felipe Areda
20h discotecagem com Eixona
Dia 20/10 (domingo)
16h Exibição do Filme - Meu Amigo Cláudia (Duração: 1h 17min)
16h - Feirinha LGBT+
17:30h Mesa de Contação: Políticas Públicas
Mediação: Bruna Penha
Convidados: Ruth Venceremos, Ludmylla Santiago e Rafael Aguiar
18:20h Pocket Show Anna Moura canta Cássia Eller!
Serviço: Festival de Memória LGBT+ ocupa o Cine Brasília
Data: 18 a 20 de outubro de 2024
Local: Cine Brasília (106/107 Sul)
Gratuito
Mais informações no Instagram: @festivaldememorialgbt.
Kommentare